Home Cinema Festivais de Cinema Festival Internacional De Cinema Periferias Decorre Entre 8 E 16 De Agosto

Festival Internacional De Cinema Periferias Decorre Entre 8 E 16 De Agosto

Entre os dias 8 e 16 de agosto, o Festival Internacional de Cinema Periferias regressa às localidades fronteiriças do Alentejo e da Extremadura espanhola, com uma programação dedicada à riqueza cultural do povo cigano.

Na sua 13ª edição, o festival transforma as aldeias rurais da Reserva da Biosfera do Tejo Internacional e do Parque Natural de Alqueva em autênticas salas de cinema ao ar livre, levando cinema, arte e música a territórios que não dispõem de salas de exibição.

O festival apresenta 26 longas-metragens e documentários de ficção, animação e género documental, oriundos de países como Portugal, Espanha, Brasil, México, Peru, Chile, Países Baixos, França, Roménia, Argentina, Uruguai, Cabo Verde e Suíça. A programação inclui ainda concertos, passeios noturnos, visitas guiadas, encontros e atividades educativas e de lazer dirigidas a todos os públicos.

Antes do arranque oficial, o Periferias realiza extensões em várias localidades: Arronches (4 e 5 de Julho), Portalegre (11 e 12 de Julho), Cáceres (17 de Julho), Piedras Albas (25 e 26 de Julho) e Alconchel (1 e 2 de Agosto). Nestes locais, o público poderá desfrutar de uma oferta diversificada de cinema, música, arte e lazer.

Entre os destaques da edição deste ano está o documentário Chaplin, Espírito Cigano, realizado por Carmen Chaplin, neta do icónico ator inglês, que será exibido na extensão de Cáceres.

A edição de 2025 do Periferias terá início em Marvão, com a exibição do filme O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e encerrará com uma gala no Centro Cultural de Salorino, onde será entregue o Prémio Tejo/Tajo ao melhor filme. A cerimónia terminará com a apresentação da longa-metragem Sorda, realizada por Eva Libertad.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version