O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca amanhã, sábado dia 15, para mais uma edição, e volta a ocupar alguns locais emblemáticos da cidade, como o Teatro Nacional São João (TNSJ) e a Sala de Tribunal do Mosteiro de São Bento da Vitória, que acolhe dois espetáculos com produção alemã.
Pulling Strings e Cabaret Berlinn são os espetáculos em destaque, que vão animar o Mosteiro de São Bento da Vitória.
Pulling Strings tem lugar no dia 15 de outubro, às 21h00 e a outra às 23h00, e é um projeto site-specific que, desde 2013, vem sendo recriado nos mais variados contextos, da autoria de Eva Meyer-Keller, em conjunto com a sua equipa (que integra dois elementos portuenses). Em Pulling Strings a artista constrói uma coreografia a partir dos objetos encontrados nos bastidores, camarins e corredores do Mosteiro de São Bento da Vitória. Os bilhetes podem ser adquiridos nolocal por 10 euros.
De estilo muito diferente, é o espetáculo de Peter Waschinsky, que se estreia este ano no festival, com espetáculo nos dias 19 e 21 de outubro, às 21h00. Cabaret Berlinn combina escassas palavras, um feixe de luz, uma cadeira e um videoprojetor, e integra ainda uma curta-metragem de inspiração bretchiana que figura um tribunal durante o regime nazi e aborda a questão da manipulação dos homens, como se de marionetas (ou “não-marionetas”) se tratassem – um cabaré onírico sobre a cidade de Berlim. Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda no local.
