O Festival Kalorama revelou um conjunto de novidades que reforçam a programação da quarta edição do festival, marcada para os dias 19, 20 e 21 de junho de 2025, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Entre os destaques estão a confirmação de mais de 20 novos nomes no cartaz, a revelação da distribuição diária dos concertos, a programação do palco eletrónica e um conjunto de iniciativas ligadas à arte e à sustentabilidade.
Entre os novos artistas anunciados, destacam-se o duo australiano Royel Otis, que se tornou viral com versões de temas como “Murder On The Dancefloor” e “Linger”; a multifacetada Sevdaliza, que mistura eletrónica, R&B e avant pop; e a israelita Noga Erez, com o novo álbum The Vandalist, uma abordagem ousada à música experimental. A estes juntam-se ainda os britânicos Heartworms, projeto que se tem destacado no universo post-punk, e vários nomes da música eletrónica que vão marcar presença.
A programação do palco focado na eletrónica, estende-se pelos três dias do festival e inclui atuações de artistas como 2manydjs, Olof Dreijer, Helena Hauff, Kelly Lee Owens, Daniel Avery, Jennifer Cardini e Anish Kumar. A diversidade de propostas garante uma pista de dança abrangente, com batidas que vão do techno ao house, passando pelo experimental e pela fusão de géneros.
A música nacional também está bem representada com a confirmação de David Bruno, que apresenta o seu novo disco Paradise Village; Capital da Bulgária, com o seu álbum de estreia contei e deixei que tu me julgasses; e CARLA, artista de R&B alternativo que conquistou visibilidade internacional com a sua atuação no A COLORS SHOW. A estas presenças juntam-se ainda projetos como Kriativu Jam e Cíntia, inseridos na parceria com o projeto comunitário Chelas é o Sítio, liderado por Sam The Kid.
A arte, um dos pilares do evento, volta a estar em destaque com intervenções visuais desenvolvidas em parceria com a plataforma Underdogs. O Palco MEO será transformado pelo coletivo Openfield, que mistura arte e tecnologia para criar instalações imersivas e dinâmicas. Já o Palco San Miguel ficará a cargo dos Malibu Ninjas, que exploram com humor a evolução da relação do público com a música ao longo do tempo.
No plano da sustentabilidade, o festival reforça o seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas. Em 2024, o MEO Kalorama conseguiu reduzir em 16% a produção de plástico, reciclar 78% dos resíduos e cortar em 90% as emissões associadas ao gasóleo. Este ano, introduz novas medidas, como uma plataforma para calcular a pegada carbónica das deslocações do público, a utilização de combustível HVO e melhorias na acessibilidade — com mais zonas adaptadas, atendimento em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição de vários espaços e um serviço de acompanhantes gratuito para pessoas com mobilidade condicionada.
Os bilhetes diários já estão à venda nas lojas MEO com um preço exclusivo de 35 euros até 11 de abril. A partir de 7 de abril, inicia-se a venda nos locais habituais, com os bilhetes a custar 40 euros. Após 11 de abril, o valor sobe para 55 euros. O passe geral continua disponível por 105 euros.
MEO Kalorama 2025 – Principais Datas e Destaques
19 de Junho
Pet Shop Boys, Father John Misty, The Flaming Lips (Yoshimi Battles The Pink Robots), L’Impératrice, Sevdaliza, David Bruno
Palco PANORAMA LISBOA: 2manydjs, Kierastoboy, Olof Dreijer, Roi Perez
20 de Junho
FKA twigs, Azealia Banks, Róisín Murphy, Scissor Sisters, Heartworms
Palco PANORAMA LISBOA: Helena Hauff, Identified Patient, Kelly Lee Owens, Viegas
21 de Junho
Damiano David, Jorja Smith, BADBADNOTGOOD, Royel Otis, Noga Erez
Palco PANORAMA LISBOA: Anish Kumar, Bernardo Vaz, Daniel Avery, Jennifer Cardini, Ryan Elliott
