Está quase a começar a 14ª edição do Festival Rescaldo, que vai decorrer de 7 a 10 de fevereiro, e que apresentará 8 concertos.
No primeiro dia – a 7 de fevereiro – será possível assistir na SMUP, Sociedade Musical Unia?o Paredense, aos concertos de TRiSTE, artista DYI com referências à IDM, à hiper-realidade e ao ambientalismo como revisto à luz de Future Sound of London ou The Orb, que se refratam num movimento mutável. A noite termina com o ritual de Ben Yosei, que cria uma música desarmante na sua conceção e entrega, que o próprio assume como sendo devocional.
No dia 8 passará para a ZDB, com Lantana, conjura invocada por Anna Piosik, Carla Santana, Helena Espvall, Joana Guerra, Maria do Mar e Maria Radich, cuja presença tem sido notória, não só pela parca presença feminina dentro desse meandro. A noite fecha com Catarata, projeto formado por André Tasso, Bruno Humberto e João Ferro Martins, três artistas cuja presença nos elos de ligação entre a música, teatro, cinema.
Na sexta, 9 de fevereiro, é a vez do Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa acolher o Festival. A sessão começa com Folclore Impressionista, coletivo que opera em torno de uma ideia de desvanecimento – da memória, da paisagem, daquilo que se encontra oculto além do visível. Tó Trips é o senhor que se segue.
A 10 de fevereiro, o TBA (Teatro do Bairro Alto) será o palco escolhido para o encerramento desta edição, com duas combinações pensadas especificamente para a parceria Rescaldo – TBA. Para abrir a cerimónia vão estar Sofia Borges & Marta Warelis. Sofia Borges tem trilhado um percurso em torno de uma prática exploratória da percussão e das eletrónicas. Marta Warelis tem sido considerada como uma das mais brilhantes pianistas da atualidade, absorvendo lições do jazz, da música contemporânea e da improvisação não-idiomática. Para terminar, Lula Pena & António Poppe & Carlos Santos.
Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais e online, e custam: 8 euros para a Galeria ZDB, SMUP e Universidade Nova de Lisboa (e 5 euros para a comunidade Nova), e 12 euros para o TBA.
