O velhinho Festival Vilar De Mouros tem novo nome e parceiro, passou a chamar-se EDP Vilar De Mouros e vai decorrer este ano entre 24 e 26 de agosto, na aldeia minhota que lhe dá o nome.
Para já estão confirmadas as presenças de Primal Scream, Jesus & Mary Chain, Capitão Fausto, 2ManyDjs, The Boomtown Rats, The Psychedelic Furs, Morcheeba, Salvador Sobral, The Mission, The Dandy Warhols, The Young Gods, The Boomtown Rats, The Veils, e Avec.

Diogo Marques da Surprise & Expectation (que tem seis anos contratualizados para a realização do festival – este é o segundo) disse ao C&H que: “O que pretendemos é um cartaz transgeracional, com artistas conhecidos e temas intemporais, que as pessoas saibam cantar, independentemente da sua idade. Temas que daqui a uns anos ainda sejam conhecidos e cantados”.
O responsável fez ainda questão de referir que este é um festival para famílias, onde podem entrar crianças a partir dos 3 anos, no meio da natureza, e que as pessoas podem vir e ficar uma semana acampadas no Parque de Campismo, nos bungalows ou até se preferirem nos hotéis e residenciais da região.
Sendo um festival onde os mais novos podem entrar há controlo no consumo do álcool pelos menores de 16 anos, que é feito através de um autocolante.
Diogo Marques disse ainda que a adesão à edição deste ano está a ser muito boa, especialmente no estrangeiro, nomeadamente na vizinha Espanha, onde já têm parcerias na promoção e venda de bilhetes.
Já Ana Sofia Vinhas, Diretora de Marca da EDP, disse ao C&H estar muito satisfeita com esta parceria. “A EDP optou por apostar em festivais únicos, como o CoolJazz, o Live Beach, e este, que decorre no meio da natureza, tem boa música, e tem a ver com o que fazemos e a nossa filosofia. Um exemplo é que neste festival depois vamos compensar o CO2”, salientando ainda que “Onde estamos, estamos totalmente, e é também a associação de duas grandes marcas, com história e tradição”.
O Festival tem como promotores a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Surprise & Expectation, com produção conjunta da Dot Global e Metronomo.
Os bilhetes estão à venda online e locais habituais e custam 35 euros o bilhete diário e 70 euros o Passe de 3 dias, com camping gratuito entre o dia 20 e o dia 27 (colando assim com o fim de Paredes de Coura para quem for aos dois festivais). De referir que este é um festival para famílias, sendo permitida a entrada a crianças a partir dos 3 anos, mas só pagam bilhete a partir dos 6.
Há também uma parceria com a CP, que dá 30% de desconto nos bilhetes de comboio ida e volta para Caminha nos InterRegionais, Intercidades e Regionais da CP, aquando a apresentação do bilhete do festival nas bilheteiras da CP.