Gigantes Da Idade Do Gelo E A Evolução Humana Para Ver Na Cordoaria Em Lisboa

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Até 11 de março é possível visitar a exposição Gigantes da Idade do Gelo e a Evolução Humana patente ao público na Cordoaria Nacional, em Belém.

A mostra faz uma viagem no tempo até ao período da Idade do Gelo e mostra um pouco de como era o mundo e a vida naquela altura e situações que ocorreram e que podem voltar a repetir-se.

Ocupa uma área de 2000m2 e inclui uma galeria central dedicada à evolução humana, e várias cenas com animais desta era, um documentário, e ainda várias vitrines com utensílios e peças de arte, como a Vénus. O percurso termina com um espaço para os mais pequenos, onde eles podem “escavar” vestígios arqueológicos e pintar desenhos dos animais presentes na exposição.

Nesta viagem até há 65 milhões de anos atrás, visitamos várias zonas do nosso planeta como as Américas (do Sul e do Norte) até à Nova Zelândia, onde podemos encontrar animais extraordinários, já desaparecidos, alguns deles tidos mesmo apenas como mitos e fantasias, como por exemplo o Andrewsarchus Mongoliensis (um mamífero primitivo, semelhante a um lobo, mas com o tamanho de um rinoceronte, que viveu durante o Eoceno, entre 45 e 40 milhões de anos atrás); o Megatherium (ou Megatério) uma preguiça gigantesca que viveu do Plioceno até ao Pleistoceno, há aproximadamente 20 mil anos, nas Américas do Sul e do Norte; a Moa (uma espécie extinta de ave não voadora pertencentes à família Dinornithidae, da Nova Zelândia); o Smilodon, ou Tigre de Dentes-de-Sabre (que viveram na América do Sul e Norte entre cerca de 700.000 anos a 11.000 anos atrás); a Panthera Atrox; o Ursus Spelaeus; o Castoroides; e o mais conhecido de todos, o Mamute (género Mammuthus e da família Elephantidae incluída nos proboscídeos), semelhante a um elefante mas com grandes presas e todo coberto de pelo. A maioria deste animais extinguiram-se há 12.000 anos.

Para além dos animais a mostra destaca também e conta um pouco sobre a evolução humana, seus hábitos, dieta, invenções e descobertas, como a descoberta do fogo, a arte como as pinturas rupestres, a prática da caça, entre outros hábitos. A exposição aborda também as evoluções climatéricas e o geológicas da terra.

A Exposição Gigantes da Idade do Gelo e a Evolução Humana pode ser vista até 10 de março, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, diariamente, das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados até às 20h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 8 euros para crianças dos 3 aos 11 anos, 9 euros para estudantes e séniores e 11 euros para adultos.

Artigo anteriorJacob (Collier) Of All Trades, Master Of All
Próximo artigoExposição De Pintura De Andrew Hart Adler Para Ver No Centro Cultural De Cascais

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome