Home Cultura Monumentos e Património Jardins da Quinta da Ribafria em Sintra Abrem ao Público

Jardins da Quinta da Ribafria em Sintra Abrem ao Público

Depois de alguma espera, eis que os Jardins da Quinta da Ribafria, na Várzea de Sintra, abrem ao público, com inauguração oficial marcada para sexta-feira, dia 1 de maio, pelas 15h00.

A festa promete ser grande e inclui a inauguração da exposição da escultura de Laranjeira Santos, que aqui vai ficar patente ao público até outubro, e um concerto pela Banda Militar do Exército às 17h30, com entrada gratuita.

O restauro começou em setembro pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, e incidiu nesta primeira fase nos jardins, onde se encontram quatro estátuas, duas fontes ornamentadas com guerreiros e nas escadarias e tecto de uma sala do palácio. A autarquia sintrense pretende agora concessionar o edifício para um hotel de luxo.

O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuíu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitetura civil manuelina. Da imponente construção, destaque para uma torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”. No ângulo poente está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, e nos jardins um grande tanque, em cujas águas é possível ver a fachada do edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez.

Depois de vários anos abandonada, a Quinta da Ribafria abre agora as suas portas aos sintrenses e a todos os visitantes que a queiram conhecer.

Os Jardins da Quinta da Ribafria, na Estrada da Várzea, em Sintra, podem ser visitados de abril a setembro, das 10h00 às 19h00; e de outubro a março, das 10h00 às 18h00.

Texto de Ana Rita Santos e Elsa Furtado
Foto Câmara Municipal de Sintra

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version