
A celebração do Natal nos Jardins Tivoli em Copenhaga realizou-se pela primeira vez em 1994, tendo tornando-se um ponto de visita obrigatório para os turistas no mês de dezembro e dando origem a inúmeros pequenos mercados de Natal que se começaram a realizar por toda a cidade. Em 2013 Os Jardins Tivoli tiveram 982,000 visitantes nesta época do ano sendo esta uma época muito especial para visitar Copenhaga.
Cerca de milhão de luzes nas árvores e nos edifícios, muitos quilómetros de guirlandas de abeto e aldeias de Natal irão deslumbrar o visitante mais renitente. Mas a novidade deste ano são os 2,000 m2 da Vila alpina na praça central que irá, como é tradição, apresentar inúmeras lojas onde se vão vender presentes, alimentos, ornamentos tradicionais de Natal e velas.
Nos dias 25,27 e 31 de dezembro e 4 janeiro vai decorrer o Festival de Fogo-de-Artifício do Tivoli.
O Pai Natal não vai faltar, com o seu trenó estacionado do lado de for a do Teatro, ele vai lá estar para ouvir as prendas que todos gostariam de receber. O ano Passado o Pai Natal recebeu visitantes de pelo menos 47 países diferentes.
Mas as surpresas não ficam por aqui, O Quebra-Nozes estreia dia 20 de novembro, no Concert Hall Tivoli. O director artístico do Tivoli, Peter Bo Bendixen, coreografou esta produção do clássico de Natal, que tem cenários e figurinos desenhados pela rainha Margrethe da Dinamarca. Interpretada pelo Tivoli Ballet Theatre a história foi adaptada e agora decorre em Copenhaga.
O Natal nos Jardins do Tivoli podem ser visitados até ao dia 4 de janeiro de 2015, de domingo a quinta-feira, das 11h00 às 23h00, e sexta-feira e sábado das 11h00 à meia-noite.
As entradas são adquiridas no local e custam 99 DKK (aproximadamente13,30 euros). As crianças com menos de 7 anos não pagam.
Por Teresa Leal Fotos Tivoli