Ainda o Trafaria Praia navega na lagoa de Veneza e já todo o projeto se encontra documentado numa publicação da editora Babel. Joana Vasconcelos: Trafaria Praia incide exclusivamente sobre a obra da artista portuguesa para a Participação de Portugal na 55ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia.
O livro descreve o ambicioso projeto realizado por Joana Vasconcelos, que consiste na transformação de um cacilheiro tanto num pavilhão flutuante como numa obra. Documenta as diferentes fases de execução da obra, desde a sua investigação até à sua apresentação pública, através de esboços, desenhos técnicos e imagens (fotografias de Bruno Portela e Luís Vasconcelos).
Acompanha esta dimensão visual um conjunto de ensaios (Miguel Amado, Onésimo Teotónio de Almeida, Francisco Bethencourt, Rosário Salema de Carvalho, Luís Miguel Correia e Raquel Henriques da Silva) que abordam não só a obra, mas também a prática de Vasconcelos, assim como temas relacionados com a representação nacional.
Trafaria Praia é um projeto que analisa a relação histórica entre Portugal e Itália, desenvilvida através do comércio, da diplomacia e da arte. Lisboa e Veneza intersetam-se em diversos pontos; as duas cidades desempenharam papéis fundamentais na expansão da visão do mundo europeia durante a Idade Média e o Renascimento, redefinindo a imago mundi através do estabelecimento de redes entre o Ocidente e o Oriente.
Texto e foto de Tânia Fernandes








Esse livro deve ser show. Vou comprar!