O tradicional conto infantil João e o Pé de Feijão é a nova proposta da bYfurcação para o Claustro do Museu Nacional de História Natural e Ciências, em Lisboa, com estreia marcada para este fim de semana.
João e o Pé de Feijão é um conto de origem inglesa, amoral e controverso. Nele se retrata a aventura de um rapaz que vivia com a sua Mãe e que por não terem o que comer, têm de vender a vaca Malhadinha, único sustento da família. No caminho para a feira encontra um feiticeiro que lhe oferece 5 feijões mágicos, em troca da vaca. Daí para a frente as aventuras de João sucedem-se, até que acaba por roubar um gigante de uma forma impune. Desde uma galinha que põe ovos de ouro, até uma harpa falante, todos os elementos são envolventes para o público mais pequeno. No final da estória, João e a sua Mãe arrependem-se, da ganância, da avidez, prometendo não voltar a usar meios pouco convencionais para obter riqueza. Assim como na época, o tema e a moral foram contestadas, também este espectáculo para a infância pretende abrir o conto a novas leituras e interpretações. O jogo teatral é lúdico e apelativo, sobretudo para os mais pequeninos, que são transportados para o mundo de João onde se apela à imaginação e participação.
A adaptação do texto e encenação é de Sérgio Moura Afonso, e as interpretações estão a cargo de Maria Curado Ribeiro, Rafael Serra e Ricardo Karitsis, com música original de Nuno Cintrão, numa produção da Byfurcação Teatro.
O João e o Pé de Feijão pode ser visto aos sábados às 16h00, e aos domingos às 11h30 e às 16h00, no Claustro do Museu Nacional de História Natural e Ciências, em Lisboa até 30 de setembro.
Share This:
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to print (Opens in new window) Print














