Judaica – Mostra De Cinema E Cultura Arranca Hoje E Vai Decorrer Em Quatro Localidades 

Arranca esta terça-feira a 5ª edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura em quatro localidades: Lisboa, Cascais, Belmonte e Castelo de Vide. O programa, comissariado pelo jornalista Rui Tendinha, inclui antestreias nacionais, duas dezenas de filmes, debates, concertos, fotografia, gastronomia e literatura. 

O ciclo de cinema abre no Cinema São Jorge com Negação, inspirado numa história real, que acompanha a prestigiada historiadora Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) na luta em tribunal pela verdade histórica quando o polémico negacionista do Holocausto, David Irving, a processa por difamação. O filme serve também de mote ao debate de quarta-feira, 29 de maço, “Negacionismo, Pós-Verdade: Defender o Indefensável?”, com a participação de Esther Mucznik, Pedro Aires Oliveira e Renato Barroso e moderação de Cláudia Ninhos.

Destaque também para a abertura em Cascais com a antestreia de O Jovem Karl Marx do realizador Raoul Peck – nomeado para o Óscar de Melhor Documentário com I Am Not Your Negro – que teve estreia na Berlinale – Festival de Cinema de Berlim.

Indignação de James Schamus será apresentado no festival, naquela que será a única hipótese de ver o filme em sala já que não tem estreia prevista para Portugal. O filme é uma adaptação do romance homónimo de Philip Roth com interpretações de Sarah Gadon e Tracy Letts.

Ao longo do ciclo, a Judaica vai exibir um conjunto de filmes também sem estreia comercial, entre os quais Operação Antropóide, de Sean Ellis com Cillian Murphy e Jamie Dornan como protagonistas; Lou Andreas-Salomé, a Vida de uma Filósofa e O Rei do Once de Daniel Burman.

O ciclo de cinema encerra com A Guerra dos 90 Minutos de Eyal Halfon um falso-documentário israelita em que o estádio de Leiria é o palco onde o conflito entre Israel e a Palestina se irá resolver num jogo de futebol entre as duas selecções, e com Pêpê Rapazote a interpretar o árbitro. A sessão contará com a presença do realizador, Eyal Halfon, e do produtor Assaf Amir.

As quatro localidades vão receber ainda sessões especiais. De salientar em Belmonte a presença de João Schwarz, neto de Samuel Schwarz, numa Mesa Redonda sobre a obra do seu avó; em Cascais um concerto pelo prestigiado Moscow Piano Quartet com um programa de música clássica de compositores judeus; e a Feira do Livro da Leya, a gastronomia Kosher com destaque para o húmus e os bagels, e diversos produtos à venda.

Em Belmonte e Castelo de Vide, a Judaica prolonga-se durante um mês com sessões de cinema aos sábados à noite.

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorCelebra-Se Hoje O Dia Mundial Do Teatro
Próximo artigoTeatro Turim Apresenta Poppins, Um Musical!

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome