O passeio em família para observação das luzes de Natal das principais artérias da Capital é sempre um marco que integra o calendário do advento na contagem decrescente para o dia de Natal e se prolonga até aos primeiros dias do novo ano. Este ano, as iluminações de Natal em Lisboa vão ser inauguradas a 30 de novembro e manter-se-ão ligadas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, funcionando com horário reduzido e com recurso a lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED para poupança e eficiência energética.
Às 19h00, do próximo dia 30 de novembro, o Terreiro do Paço transforma-se no palco principal das festividades. Os Anjos vão encantar com uma atuação, e a noite será concluída com um espetáculo de fogo-de-artifício. A entrada é livre, convidando todos a participar nesta celebração. O tradicional pinheiro de Natal estará instalado na Praça do Comércio, e a enorme bola de Natal, de 12 metros de altura, com vários efeitos de luz em diferentes cores, vai estar no Largo Camões.
Os horários das luzes de Natal são das 17h30 às 23h00, aos domingos, segundas, terças, quartas e quintas-feiras; das 17h30 às 24h00 às sextas-feiras e sábados; e das 17h30 à 1h00 no Dia de Natal e na noite da Passagem de Ano.
Para além das luzes, a cidade vai ainda contar com uma vasta diversificada musical e cultural, cuja programação é da responsabilidade da EGEAC, e que inclui 8 concertos, em 5 espaços de culto e uma sala de espetáculos.
Os concertos vão desde a música clássica ao gospel, passando pelo jazz e pelo fado, o programa musical, que decorre entre 2 e 17 de dezembro, inclui também poesia e um famoso conto de Natal.
O primeiro palco do programa é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus que recebe no dia 2, pelas 21h00, As Quatro Estações, de Vivaldi, pelo grupo Músicos do Tejo, com a recriação dos vários andamentos por vários solistas.
Na Igreja de São Roque, no dia 8, a proposta é Espelhos de Natal com o Coro Juvenil e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, que vão interpretar música coral portuguesa e inglesa.
A música gospel ganha uma maior dimensão no espetáculo Sete Varandas Para o Tejo, Sete Colinas Para o Mundo, no espaço único do Panteão Nacional. Um concerto com uma interpretação singular do grupo Gospel Collective que ocupará diferentes recantos do monumento, aumentando assim a intensidade dos espirituais negros. Dia 15, às 21h00.
O Capitólio, recebe três espetáculos, para assistir ao final das tardes de domingo, a partir das 17h00. No dia 3, a estória de Charles Dickens, Um Conto de Natal, será musicada pelo DHArtes Ensemble – Quinteto de Cordas que acompanhará a narração de Susana Henriques. No dia 10, Carlos Leitão, Bruno Chaveiro e Joaquim Horta visitam Pessoa, Passo a Passo, um dia na vida de Fernando Pessoa, ao som de temas tradicionais e originais do Fado e no dia 17 a Lisbon Poetry Orchestra interpreta poemas de nomes como Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner, Ana Luísa Amaral, Alberto Caeiro ou Vinicius de Moraes no espetáculo Cidade Nua – Poemas Para Uma Cidade Imaginária que mistura música e poesia.
Este ano, a Comunidade Hindu de Portugal e a Comunidade Ismaili juntam-se às festividades, e no dia 9, tem lugar uma Feira Gastronómica e Cultural, que convida a uma experiência sensorial pelas cores, aromas e sabores indianos e um concerto, a partir das 17h00, mistura música clássica indiana com músicas tradicionais de Espanha e Portugal.
Já o Centro Ismaili abre as suas portas, no dia 16, para uma visita de descoberta do seu edifício que servirá de palco, a partir das 17h00, para um concerto de Sofia Hoffmann que mistura música jazz e pop, com a essência do oriente.
O programa completo pode ser visto aqui.
