De 18 a 20 de agosto vai decorrer em Sines a M.A.R. – Mostra de Artes de Rua, numa iniciativa do Teatro do Mar, que celebra também seu 30º aniversário.
Esta iniciativa é apresentada em mini formato e por isso designada de Edição Zero e tem como objetivo principal apresentar o projeto à comunidade local e trazer a Sines alguns espetáculos de artistas e Companhias, essencialmente portugueses, dirigidos a diferentes tipos de públicos e distribuídos por lugares da cidade próximos do seu centro histórico.
Com esta Mostra a companhia e a autarquia pretendem afirmar Sines como “um “porto” para criadores nacionais e internacionais apresentarem os seus trabalhos “fora” dos auditórios, e estimular o estudo e criação para o espaço público, dinamizando para isso projetos de residência e fusão artística, que provoquem o encontro entre artistas profissionais e a comunidade local”, explica a organização em comunicado.
A programação inclui apresentações do Teatro do Mar, La Finestra Nou Circ (ESP), Cão à Chuva, PIA, João Saraiva – Spirits, Farra Fanfarra, Banda às Riscas, Daniela Molar (residência artística), Skalabá Tuka + Carlos Campos (residência artística com Teatro do Mar), Mar de Sines + Banda sonora de Charlie Mancini ao vivo, Jardim das Artes | Espaço para a Infância.
A abertura tem lugar no próximo dia 18 de agosto, pelas 21h30, nos Armazéns da Ribeira Velha, onde terá lugar a performance “Spirits” de João Saraiva e será projetado o documentário Mar de Sines, realizado por Diogo Vilhena nas fachadas das ruínas com a banda sonora ao vivo de Charlie Mancini.
Dia 19, atuam pelas 22h00, na Antiga Estação de Comboios os romenos La Finestra Nou Circ que apresentam o espetáculo circense La Familia Romanesku; e pelas 23h00, o grupo de percussão Skalabá Tuka com o apoio do Teatro do Mar.
Destaque ainda para a instalação artística M.A.R. de Daniela Costa, nos passadiços do Elevador da Avenida Vasco da Gama, que tem como referência a M.A.R. Mostra de Artes de Rua e recorre ao uso de 4.500 metros de fita plástica.
O encerramento vai ser feito pelos lisboetas Farra Fanfarra, entra as 00h30 e as 2h00, que vai percorrer o percurso do estacionamento do ex-IOS ao Largo Poeta Bocage, com os ritmos ska, funk, swing, jazz, disco, punk, latin e ritmos balcânicos.
Todas as atividades têm entrada livre. O programa completo pode ser visto aqui.













