
Reportagem de António Silva (fotos) e Raquel Vaz (texto)
Este ano, o primeiro dia do Caparica Primavera SurfFest contou com as atuações de Márcia, Thunder & Co e Moulinex & Xinobi.
Coube aos Thunder& Co o início do espectáculo, perante um público escasso e tímido, talvez por desconhecimento da banda que ali se apresentava.
Apesar de serem uma aposta relativamente recente no panorama musical português (o seu EP de estreia foi em março de 2014) os Thunder& Co demonstram descontração e à vontade, revelando profissionalismo como se de verdadeiros veteranos se tratassem.
Não é difícil gostar desta Banda. As músicas são cool, capaz de cativar os mais cépticos, ainda que possa não apreciar música de dança.
A postura em palco é de quem vibra e gosta do que toca e isso perpassa para o público. Tocam algumas das músicas mais conhecidas do público, como “Apples”, e despedem-se deixando, a quem assistiu ao concerto, a vontade de querer conhecer mais esta banda originária de Lisboa.
[satellite auto=on caption=off thumbs=on]
Pouco depois das 23h00 surgiu em palco aquela que era a principal protagonista da noite: Márcia, a evidenciar o seu avançado estado de graça.
Contrariamente à apresentação “simplista” dos Thunder& Co, que contou com 3 músicos em palco, Márcia faz-se acompanhar de 7 músicos.
Márcia procura, por diversas vezes ao longo do espectáculo, interagir com o público, ora pedindo “venham cá para a minha beira”, ora “metendo-se” com o público, chamando de “queridos” e “amores”.
A interpretação dos temas é feita ora sentada, ora de pé, acariciando por diversas vezes o ventre e esclarecendo, após insistências do público, que desconhece o sexo da criança que espera, que “se soubesse, dizia”.
Pelo meio desfilam êxitos como “menina”, “pele”, “insatisfação”, tendo o ponto alto da noite acontecido com a presença de um convidado especial: Carlão surge para acompanhar Márcia no tema “Urgência”, um dos seus preferidos de Márcia.
Apesar do receio confesso de Carlão (“espero não estragar a música”) o dueto entre ambos decorre de forma exemplar, resultando num belo registo a junção das suas vozes, de timbres e estilo tão próprios.
O concerto prossegue com “lado oposto” e “bom destino” (cujo videoclip foi realizado por si), a quem Márcia dedica a todas as as “boas pessoas”, as que a ouvem, e a banda que a acompanha.
A atuação termina num ritmo mais animado ao som de “cabra-cega”, não sem antes agradecer a quem fez o som e aos roadies.
A noite prosseguiu, já perto da 1h, com a atuação da dupla Moullinex&Xinobi, a quem coube animar o público presente com os seus ritmos de dança.