Dia 10, sábado, às 16h30, tem lugar o Desfile da Máscara Ibérica, que vai na sua nona edição, desde a Praça do Município até ao Rossio, pela Rua do Ouro, e onde se esperam mais de 500 participantes em 30 grupos.
Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca são algumas das regiões que participam no desfile que este ano conta com um grupo da Sardenha (Itália), Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada.
O Rossio vai ser o ponto de encontro das culturas ibéricas, com tendas e vendas de artesanato, produtos gastronómicos e vinhos ibéricos, e onde irão também ser feitos showcookings e workshops, durante todos os dias do festival, a partir das 11h00.
Este ano conta-se a presença de Chefes Michelin como Vítor Matos (Restaurante Largo do Paço no Hotel Casa da Calçada em Amarante), Miguel Laffan (Restaurante L’and no Resort L’And Vineyards em Montemor-o-novo), Marcos Moran (Restaurante Casa Gerardo, Gijon) e André Silva, recentemente eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2013.
Todas as tardes haverá animação de rua com os Sidros de Valdesoto (Astúrias), pelo grupo Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada (Itália), Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Pauliteiros da Granja (Portugal).
No Palco Ibérico terão lugar nas noites de sexta e sábado às 22h00 e na tarde de domingo, às 18h00, concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão. Na sexta-feira, 9, o grupo Skama la Rede regressa à Máscara Ibéria, no sábado, 10, haverá uma actuação de Kepa Junquera, e no domingo, dia 11, a música é em português com Ginga.
Durante o festival vai também ter lugar o concurso de fotografia Desfile com a Máscara Ibérica. As fotos vencedoras da iniciativa anterior vão estar expostas no Rossio.
Texto de Catarina Delduque
