O Festival MED está de regresso à Zona Histórica de Loulé, para a sua 21ª edição, de 26 a 28 de junho, e vai contar com Cabo Verde como país convidado. Durante três dias vai haver 90 horas de música, 54 concertos, 338 músicos, 27 nacionalidades, 2 delas novas (Porto Rico e País de Gales), 12 palcos, 100 expositores de artesanato, 2 exposições de arte, e 12 grupos de artistas de rua.
O festival volta a ocupar o Claustro do Convento Espírito Santo, onde vai ser recriado um pátio cabo-verdiano, onde vai ser possível contatar com a gastronomia e artesanato da região e dançar ao som das sonoridades quentes de Cabo Verde.
O concerto inaugural, que vai decorrer a 25 de junho, no Palco Castelo, vai estar a cargo da cantora senegalesa Ceuzany.
De regresso a Loulé vão estar os Ferro Gaita, Dino D’Santiago e Os Tubarões, que vão apresentar um concerto especial e prometem por toda a gente a dançar aos ritmos das mornas, coladeiras e funaná.
Entre os vários concertos já agendados destaca-se um concerto especial, que reúne Espanha e Portugal em palco, pelas vozes de Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral; um concerto de Fado, por Carminho; e ainda um concerto de Vieux Farka Touré virtuoso guitarrista, compositor e letrista, conhecido como o “Hendrix do Sahara”.
Esta edição conta ainda com duas encomendas com artistas nacionais: O Gajo & As Sanfonas da Ponte Velha, que junta o português João Morais e um grupo de sanfonas de Santo Tirso que nos traz música tradicional de Portugal e da Galiza; e Stereossauro que convida Ana Lua Caiano e Pedro Joia.
Até ao momento estão já confirmados 25 presenças: Ferro Gaita, Dino D´Santiago & Os Tubarões (Cabo Verde), Ceuzany (Cabo Verde/Senegal), Carminho, a Garota Não, Valter Lobo, Stereossauro convida Ana Lua Caiano e Pedro Joia, O Gajo & As Sanfonas da Ponte Velha e Milhanas (Portugal), Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral (Espanha/Portugal), Systema Solar (Colômbia), Vieux Farka Touré (Mali), Barrut (França), Balqeis (Egipto), Fulu Miziki (República Democrática do Congo), Sofian Saidi (Argélia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido/Itália), Shkoon (Síria /Alemanha), Alain Pérez y la Orquesta (Cuba), Paulo Flores (Angola), Tarwa-N-Tiniri (Marrocos) e Queen Omega – Jeneile Osborne (Trindade e Tobago) e em estreia no nosso país Ile (Porto Rico) e a harpista Cerys Hafana (Pais de Gales).
Complementam o programa a apresentação de um livro, uma conferência e duas exposições de arte com artistas cabo-verdianos.
A apresentação do cartaz final vai ter lugar no Cineteatro Louletano, a 10 de maio, e vai contar com um show-case de Carmen Souza.
Os bilhetes para já estão em pré-venda, até ao dia 22 de junho, com preços reduzidos: Bilhete Diário 10 euros, Bilhete Festival 30 euros e Bilhete Família Diário 35 euros.
Artistas Confirmados: Ferro Gaita, Dino D´Santiago & Os Tubarões (Cabo Verde), Ceuzany (Cabo Verde/Senegal), Carminho, a garota não, Valter Lobo, Stereossauro convida Ana Lua Caiano e Pedro Joia, O Gajo & As Sanfonas da Ponte Velha e Milhanas (Portugal), Sílvia Pérez Cruz e Salvador Sobral (Espanha/Portugal), Systema Solar (Colômbia), Vieux Farka Touré (Mali), Barrut (França), Balqeis (Egipto), Fulu Miziki (República Democrática do Congo), Ile (Porto Rico), Sofian Saidi (Argélia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido/Itália), Cerys Hafana (Pais de Gales), Shkoon (Síria /Alemanha), Alain Pérez y la Orquesta (Cuba), Paulo Flores (Angola), Tarwa-N-Tiniri (Marrocos) e Queen Omega (Trindade e Tobago).
