Monção Promove ARS Guitar Festival – Festival Internacional De Guitarra Clássica E Música De Câmara

A 1ª edição do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara de Monção acontece entre os dias 15 e 18 de junho de 2025, em vários espaços de Monção.

A programação incluirá concursos, recitais, workshops, conferências e master classes, proporcionando uma plataforma para a promoção da guitarra enquanto instrumento solista.
Nesta primeira edição, o festival contará com a presença de artistas de renome internacional, nomeadamente Joaquin Clerch – guitarrista, compositor e professor principal na Robert Schumann Hochschule em Düsseldorf –, e Junior Cesar Sarracent, guitarrista cubano e docente na mesma instituição.

Também estão confirmadas as presenças de Francisco Gomes, professor do Conservatório de Música de Barcelos, e Ricardo Barceló, professor principal na Universidade do Minho. A programação internacional é enriquecida com a participação do compositor italiano Simone Fontanelli, e do mestre espanhol Pablo Zapico, reconhecido pelas suas transcrições, composições e interpretações da música barroca.

O festival oferece ainda um espaço de exposição onde estarão reunidos instrumentos históricos, incluindo guitarras clássicas tradicionais, uma guitarra clássica de doble top, uma vihuela, uma guitarra renascentista e uma guitarra flamenca. Os instrumentos são de colecionadores e luthiers internacionais, como Ana Espinosa Rodriguez, René Baarslag, Julio Baarlsag Espinosa, Sulayr, Lázaro Martinez, e dos luthiers portugueses Óscar Cardoso e José Marques.

No âmbito da promoção do talento emergente, destacam-se a participação do Julia Trintschuk, guitarrista formada com Joaquin Clerch.

O ARS Guitar Festival propõe também uma abordagem multidisciplinar, integrando diferentes expressões musicais – desde o fado, à música barroca, flamenca e Latin Jazz – numa celebração da diversidade e qualidade da guitarra clássica.

O evento pretende reafirmar o valor da guitarra clássica, destacando os reconhecidos resultados alcançados por alunos de Conservatórios e Universidades de Música, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O programa completo pode ser visto aqui.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorFestival Giacometti 2025 Anunciou Cartaz
Próximo artigoPorto Editora Publicou O Censor Antifascista

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome