O Museu interactivo do Megalistismo de Mora já abriu as portas ao público, estando agora acessível a todos os visitantes desde o passado dia 15 de setembro.
Com mais de 100 peças, algumas com 6500 anos, o núcleo regional do museu está alocado na antiga estação da CP de Mora, totalmente remodelada para o efeito e apresenta uma tecnologia interativa com o visitante, com filmes 3d, hologramas e vitrinas interativas.
“O espaço museológico representa a modelação do terreno e integra três espaços que englobam o quotidiano das populações neolíticas: a Vida, a Morte e a Contemplação. As coleções arqueológicas expostas provêm maioritariamente de cedências realizadas pelo Museu Nacional de Arqueologia (materiais do concelho de Mora) e de outras instituições. De salientar que os primeiros trabalhos sistemáticos de investigação arqueológica no concelho de Mora se iniciaram em 1914, com Vergílio Correia”, explica a autarquia em comunicado.

O novo equipamento cultural de Mora integra também uma cafetaria, áreas de lazer para os jovens e crianças, com uma sala de internet e um espaço com equipamentos interativos (jogos).
O museu vai funcionar das 10h00 às 17h30, de terça feira a domingo, encerrando à segunda feira.
Os bilhetes estão à venda no local e custam 2,50 euros para crianças entre os 3 e os 12 anos e 5 euros para os adultos, existem também bilhetes combinados com o Fluviário de Mora, que custam 7 e 10 euros respectivamente.