A noite de 10 de julho é uma noite de estreias no Cooljazz. Depois da confirmação de Chaka Khan – A Celebration Of 50 Years In Music, surge mais uma estreia na edição de celebração dos 20 anos do festival: os britânicos Morcheeba.
Uma das mais míticas e impactantes bandas europeias sobe ao palco do Cooljazz onde apresenta uma sonoridade baseada em jazz, R&B, trip-hop, folk-rock, rock e pop. O grupo inglês surge já na segunda metade dos anos 90 e lançou recentemente Blackest Blue (décimo álbum em maio de 2021), onde aprofunda uma viagem às misturas de gêneros musicais que explorou ao longo da sua carreira. “The Sea” e “Rome Wasn’t Built in a Day” são alguns dos grandes êxitos reconhecidos em todo o mundo.
Na mesma noite a estreia de Chaka Khan – A Celebration Of 50 Years In Music. “I’m Every Woman”, “Ain’t Nobody” ou “Tell Me Something Good” são alguns dos clássicos intemporais que a artista apresenta nesta viagem pela sua carreira. A artista navega entre o jazz, soul, r&b, funk e hip-hop, e chega a Cascais num ano emblemático de celebração dos 50 anos de carreira.
Também confirmados, para dia 30 de julho, estão os Expresso Transatlântico, que se estreiam no Cooljazz na penúltima noite da edição de celebração dos 20 anos. A banda portuguesa apresenta ao vivo o seu primeiro álbum Ressaca Bailada (2023), imediatamente antes dos neo-zelandeses Fat Freddy’s Drop.

Na mesma noite, o colectivo Fat Freddy’s Drop estreia-se também no Cooljazz a 30 de julho de 2024. O espetáculo decorre no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, que se prepara para receber os neo-zelandeses. São uma das bandas mais celebradas no mundo no que à música de fusão diz respeito. Partindo do jazz, soul, dub, rhythm and blues, juntado música eletrónica, Fat Freddy’s Drop destacam-se por serem tão inigualáveis em termos de estilo musical, criando à sua volta uma base de fãs muito alargada.
A edição de 2024 do Cooljazz conta com um cartaz que viaja pela história do festival, no ano em que celebra o 20º aniversário. Já estão confirmados Air (9 Julho); Chaka Khan e Morcheeba, uma noite dois concertos (10 Julho); Dino D’Santiago e MARO, uma noite dois concertos (19 Julho); Diana Krall (26 Julho); Marina Sena e Luedji Luna, uma noite dois concertos (27 Julho); Expresso Transatlântico, Fat Freddy’s Drop (30 Julho); Jamie Cullum e Inês Marques Lucas (31 Julho).
Os bilhetes custam entre os 30 e os 75 euros e estão à venda online, e em alguns locais habituais.