A Fundação Livraria Lello (FLL) inaugura a programação 2024 do Mosteiro de Leça do Balio com a exposição Act The Thought, que apresenta mais de 1.000 fotografias de grandes dimensões, e que visa alertar para os perigos da desinformação.
A mostra conta com co-curada pelo jornal Polígrafo e pelo North America & Europe Chapter da UNESCO MIL Alliance, utiliza o maior projeto de arte participativa, Inside Out, do artista francês JR, e inclui retratos de figuras anônimas e biografias de personalidades influentes como Salman Rushdie, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Toni Morrison, Mário Soares e José Saramago, todas impactadas pelo tema da desinformação.
Além da exposição fotográfica, a programação inclui a instalação sonora “ALEA” de Diana Policarpo, que propõe uma experiência auditiva única.
O Mosteiro de Leça do Balio está aberto ao público, com visitas gratuitas mediante inscrição prévia na página da Livraria Lello.
A Escultura Aberta, de Álvaro Siza, também estará disponível para visita mediante pagamento. O preço do bilhete varia entre os 4 euros, para estudante ou sénior (+65 anos) e os 8 euros, para adulto. Crianças até aos 12 anos não pagam. O bilhete familiar tem o valor de 20 euros, inclui dois adultos e até três crianças/estudantes.
O Mosteiro de Leça do Balio e a Escultura Aberta podem ser visitados todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00.
