Home Cultura Museus MUDE Promove Grande Mural de Azulejos de André Saraiva

MUDE Promove Grande Mural de Azulejos de André Saraiva

lisbon wallAndré Saraiva assina o mural de azulejos que cobrirá o muro do Jardim Botto Machado, junto à Feira da Ladra, em Lisboa. A obra, promovida pelo MUDE, tem cerca de 170 metros, 950 m2 de área e 46000 azulejos, integrando-se na estratégia de promoção da arte pública e no programa de investigação, conservação e promoção do azulejo levados a cabo pela Câmara de Lisboa.

O autor propõe uma reinterpretação de Lisboa, misturando passado e presente e fazendo ainda referência a outras capitais onde vive e trabalha. Num desenho em que reinam branco e azul, destacam-se o céu e o Tejo, bem como outros marcos da cidade, entre os quais o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos ou o Campo Pequeno. Pelo meio, encontraremos Mr. A, personagem que André Saraiva criou nos anos 90 e que rapidamente se espalhou pelas ruas de várias cidades europeias.

A produção do mural arranca em julho e deverá terminar em dezembro deste ano, devendo a colocação iniciar-se entre janeiro e março de 2016. Em junho, mês das festas da cidade, deverá já ser possível apreciar a obra.

Resultado de um acordo entre a CML e o Grupo Prebuild, detentor da Viúva Lamego, por alturas da exposição que o MUDE realizou sobre a obra de André Saraiva, em 2014, o projeto conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente, da HCI Construções e da SECIL. O autor terá também a ajuda inestimável de um grupo de alunos de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Texto de Alexandra Gil

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version