
O DESPERTArt procura sensibilizar as crianças para o mundo artístico, podendo esta ser uma ferramenta capaz de contribuir para a aproximação ao mundo da arte, promovendo o pensamento e a reflexão. O projeto leva gratuitamente a arte e a tecnologia às escolas, elaborando atividades plásticas em contexto de sala de aula assentes nos binómios real/virtual e museu/escola.
O DESPERTArt consiste numa atividade em torno do tema “Retrato”, através da visualização de reproduções de três obras, pertencentes ao Museu Colecção Berardo: “Femme dans un Fauteuil” de Pablo Picasso, “Tête de Jeune Fille à la Frange” de Amadeo Modigliani e “Judy Garland” de Andy Warhol. A diversidade representativa destes três artistas potencia o contato e a reflexão sobre a arte moderna e contemporânea, bem como sobre a representação humana em forma de retrato.
Ao longo de três horas, os monitores pedagógicos do Museu Coleção Berardo organizarão uma sessão na sala de aula com alunos do quarto ano de escolaridade. Os objetivos desta atividade são a experimentação de diversas técnicas de pintura, a representação de uma das obras apresentadas, a exploração do sentido representativo partindo do pressuposto de que desenhar e pintar é ver, pensar e refletir e, ainda, a criação de um auto-retrato. Este projeto lança ainda o repto a todas as turmas da escola para a construção de uma galeria virtual de auto-retratos.
Cristina Gameiro, coordenadora do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, sublinha ainda que “a introdução de novas tecnologias, em contexto museológico, permite outras possibilidades de experimentação enriquecendo deste modo as práticas educativas”.
O New Art Academy é em português e inclui aulas para principiantes ou para “artistas” mais avançados, oferecendo guias passo a passo, para uma variedade de técnicas de desenho e pintura.
Para mais informações sobre o projeto DESPERTArt ou as atividades do Museu Coleção Berardo visite o site oficial do museu.
Texto de Clara Inácio