Museu Nacional do Azulejo apresenta duas novas exposições de Cerâmica

arte_submersaO Museu Nacional do Azulejo apresenta, a partir de 15 de julho, duas novas exposições de Cerâmica: Arte Submersa 2014, de Sylvain Bongard, e Lugares Onde Estarei, de Cristina Bolborea, para ver até 2 de novembro.

A exposição Arte Submersa 2014  é composta por 62 peças/instalações cerâmicas da autoria de Sylvain Bongard.

Tendo como fonte de inspiração o Mar, e alertando simultaneamente para o problema da poluição e do impacto da ação do Homem no equilíbrio do ecossistema, esta exposição reflecte o olhar do artista sobre a imensidão e riqueza da vida no fundo dos oceanos. Para além da representação de peixes das mais variadas espécies, moluscos, crustáceos e plantas marinhas, Sylvain Bongard inclui também a figura humana, numa metamorfose que pretende evidenciar a relação entre o Homem e a Natureza.

lugares_onde_estareiA segunda exposição, também, ela de cerâmica, Lugares Onde Estarei é da autoria da artista romena Cristina Bolborea, e reúne mais de cem peças em cerâmica, vidro e metal, organizadas em temas com nomes enigmáticos (Olho do furacão, Tapetes dos mestres, Agulhas de Cipreste, Chamo-me Turquesa ou Jóias de Caixa Negra).

O modo como estes objectos se dispõem e justapõem no espaço desta exposição evoca a imagem dos mercados islâmicos, é o lugar do maravilhoso onde têm lugar os contos exóticos de Scherazade…

Ceramista com vasta experiência e perícia artística, Cristina Bolborea “não se entrega cegamente à boa vontade do Deus do Fogo”. Os seus tapetes, as agulhas de ciprestes, os seus fantasmas literários ou mitológicos, são exactamente o que ela quis que fossem: faixas rumorejantes de tecido, placas envidraçadas com cheiro a resina, espíritos voláteis fechados na armadura da cerâmica.

Cristina Bolborea é uma artista romena com uma prolífica actividade profissional, muito conhecida a nível nacional e a exibir pela primeira vez no estrangeiro. Doutorada em Artes Plásticas e Decorativas pela Universidade Nacional de Belas-Artes de Bucareste, é professora catedrática e desenvolve, desde 2009, actividades de investigação científica na mesma instituição. Cristina Bolborea é curadora de exposições de arte decorativa contemporânea nas galerias Orizont, Galateea (Bucareste) e Centro Cultural Palatele Brâncovene?ti (Mogo?oaia). Apresentou-se com várias exposições individuais e colectivas nas cidades romenas de Bucareste, Ia?i e Foc?ani

As exposições podem ser vistas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes custam 5 euros, preço de acesso ao MNA.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorAlive com Casa Cheia no Primeiro Dia
Próximo artigoSea Life Porto propõe campo de férias com tubarões para os mais novos

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome