A exposição Arte Submersa 2014 é composta por 62 peças/instalações cerâmicas da autoria de Sylvain Bongard.
Tendo como fonte de inspiração o Mar, e alertando simultaneamente para o problema da poluição e do impacto da ação do Homem no equilíbrio do ecossistema, esta exposição reflecte o olhar do artista sobre a imensidão e riqueza da vida no fundo dos oceanos. Para além da representação de peixes das mais variadas espécies, moluscos, crustáceos e plantas marinhas, Sylvain Bongard inclui também a figura humana, numa metamorfose que pretende evidenciar a relação entre o Homem e a Natureza.
O modo como estes objectos se dispõem e justapõem no espaço desta exposição evoca a imagem dos mercados islâmicos, é o lugar do maravilhoso onde têm lugar os contos exóticos de Scherazade…
Ceramista com vasta experiência e perícia artística, Cristina Bolborea “não se entrega cegamente à boa vontade do Deus do Fogo”. Os seus tapetes, as agulhas de ciprestes, os seus fantasmas literários ou mitológicos, são exactamente o que ela quis que fossem: faixas rumorejantes de tecido, placas envidraçadas com cheiro a resina, espíritos voláteis fechados na armadura da cerâmica.
Cristina Bolborea é uma artista romena com uma prolífica actividade profissional, muito conhecida a nível nacional e a exibir pela primeira vez no estrangeiro. Doutorada em Artes Plásticas e Decorativas pela Universidade Nacional de Belas-Artes de Bucareste, é professora catedrática e desenvolve, desde 2009, actividades de investigação científica na mesma instituição. Cristina Bolborea é curadora de exposições de arte decorativa contemporânea nas galerias Orizont, Galateea (Bucareste) e Centro Cultural Palatele Brâncovene?ti (Mogo?oaia). Apresentou-se com várias exposições individuais e colectivas nas cidades romenas de Bucareste, Ia?i e Foc?ani
As exposições podem ser vistas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes custam 5 euros, preço de acesso ao MNA.
Texto de Susana Sena Lopes