Home Cultura Arte & Exposições Novo espetáculo de Rodrigo Leão no Oceanário de Lisboa

Novo espetáculo de Rodrigo Leão no Oceanário de Lisboa

Rodrigo LeãoRodrigo Leão inicia, esta sexta-feira, uma temporada de concertos no Oceanário de Lisboa. Uma oportunidade única para visitar a exposição Florestas Submersas by Takasho Amano, e ver Rodrigo Leão num ambiente intimista, uma vez que o auditório comporta apenas cerca de 130 espetadores.

Rodrigo Leão será acompanhado por um sexteto composto especialmente para esta ocasião e irá interpretar a banda sonora composta para o espaço, uma encomenda do Oceanário de Lisboa para esta exposição que estreou no passado dia 22 de abril.

A exposição apresenta o “mundo” das florestas tropicais e dos seus sistemas aquáticos que, através de um deslumbrante “nature aquarium”, o maior do mundo e também a peça principal desta exposição, levará os visitantes a sentirem a magnificência destes ecossistemas como se fizessem parte do seu equilíbrio.

O desafio de criar o maior nature aquarium do mundo foi lançado pelo Oceanário de Lisboa ao mais famoso aquascaper, Takashi Amano, cuja visão artística e conceptual da natureza das florestas tropicais enaltece a grande energia do seu equilíbrio.

Foi com Takashi Amano, fotógrafo de paisagem que viaja pelas florestas do mundo retratando a harmonia da natureza intocada, que foram introduzidas as técnicas de jardinagem japonesas e o conceito wabi sabi no design de aquários plantados, conhecidos por nature aquariums, numa obra que recria a beleza da (im)perfeição da natureza moldada pelo tempo e oferece uma experiência de contemplação, relaxamento e simplicidade. Takashi Amano acredita que, se prestarmos atenção à natureza, podemos perceber melhor o nosso mundo e aprender a preservá-lo.

Este nature aquarium, em forma de U e com 160.000 litros de água doce, tem 40 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, integrando 4 toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica dos Açores e 78 troncos de árvores da Escócia e da Malásia, onde reinam 46 espécies de plantas aquáticas e 40 espécies de peixes tropicais de água doce.

Os concertos decorrem em maio, nos dias 1, 2, 3, 16, 23, 24, 30 e 31 e, em junho, nos dias 6 e 28, em duas sessões, às 17 e 19h, com o patrocínio do Montepio. O bilhete que dá direito a ver concerto e exposição no mesmo dia tem o preço único de 25 euros.

O bilhete de acesso ao Oceanário + exposição temporária custa 17 euros para adultos, 11 euros para crianças dos 4 aos 12 anos e é gratuito para menores de 3 anos. Desconto para maiores de 65 anos e famílias.

Texto de Marta Plácido

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version