O Natal está a chegar à Capital, entre 2 e 18 de dezembro, os concertos natalícios alegram 8 igrejas, 1 cinema, 1 museu e 1 teatro com música clássica, coros, jazz, rock e poesia, em Lisboa.
Ao habitual repertório clássico junta-se a poesia em forma de música, num manifesto pela paz; o pop-rock português, num concerto inusitado; uma seleção de filmes e um famoso conto de Natal tocado para os mais novos. Uma programação gratuita e abrangente para uma celebração coletiva.
A obra Magnificat em Talha Dourada, do compositor português Eurico Carrapatoso, abre o programa, com um concerto da Camerata Atlântica e do Coro Juvenil Camerata Atlântica na Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, no dia 2, a partir das 21h30. No dia seguinte, à mesma hora, é a vez de Enlace de Natal, um concerto da Orquestra Orbis que terá lugar na Igreja de São Vicente de Fora e reúne composições populares clássicas, como Ave Maria de Schubert, além de uma peça inédita do compositor Pedro Teixeira da Silva.
No dia 4, a Basílica da Estrela volta a ser palco do Natal em Lisboa, depois de um interregno de oito anos, para receber O Messias – considerada a obra de referência do compositor alemão Friedrich Händel.
Os concertos vão ainda passar pela Igreja de São Roque, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja Anglicana de São Jorge, Igreja de São Domingos e Igreja de São João Baptista do Lumiar.
Uma das novidades deste ano é um ciclo de cinema, especialmente dedicado aos mais novos, com uma seleção de Fitas de Natal do universo da Disney e não só. Os filmes vão preencher as manhãs de dois fins de semana do mês no Cinema São Jorge, a partir das 11h00.
Para desfrutar em família, aproveitando o feriado de dia 8, destaque para duas propostas imperdíveis, também no Cinema São Jorge: O Quebra-Nozes, às 16h00, com um quinteto de cordas a tocar as melodias de Tchaikovsky, musicando a famosa história da encantadora Clara que numa noite de Natal se encantou por um brinquedo muito especial. E o Projeto com Voz, ao final da tarde, que promete surpreender com um repertório pop/rock português, incluindo temas de Luísa Sobral e Tara Perdida, interpretado por um coro de vozes seniores.
No dia 10, às 21h30, Poema Mundi – 1000 Palavras para a Paz junta no Cineteatro Capitólio duas formações, o coletivo Poetry Ensemble e o quarteto de cordas Naked Lunch, a quatro vozes convidadas – a poeta Alice Neto de Sousa e as cantoras Mitó, Xana e Patrícia Relvas – e aos músicos da Comunidade de Músicos Afegãos dirigidos por Rui Rebelo.
Um espetáculo poético-musical singular, para celebrar a quadra natalícia, elevando os valores da liberdade e o espírito de união contra a guerra e a violência através das palavras de poetas como António Gedeão, Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen, Cecília Meireles ou Vinicius de Moraes.
As luzes em Lisboa vão ser acesas pelas 18h00, pelo Presidente da Câmara de Lisboa. Este ano, a cidade de Lisboa será iluminada com recurso a cerca de 2,2 milhões lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, e que estarão espalhadas por 65 locais, entre praças, ruas e avenidas. Com mais de 1100 instalações luminosas que totalizam mais de 214 km de cordão de luz, o equivalente a 96 pontes “25 de Abril”, a cidade terá diversas ruas com adereços de Natal, incluindo a zona pedonal da Rua Augusta e a Praça Luís de Camões. A novidade deste ano será a projeção de videomapping a 360º, no famoso e tradicional pinheiro de Natal, instalado na Praça do Comércio. As luzes de Natal mantém-se na capital até dia 6 de janeiro de 2023.
Toda a programação pode ser consultada aqui.
Ao Parque Eduardo VII está de regresso a Wonderland, que vai funcionar até dia 1 de janeiro de 2023, com entrada gratuita.
De regresso estão a roda gigante, composta por 30 cabines panorâmicas, que oferece uma vista incrível àqueles que se atrevem a ficar a 26,5m do chão, a pista de gelo ecológica totalmente gratuita, e os carrosséis.
Muito concorrida é também a Aldeia do Pai Natal, composta pela Casa do Pai Natal, onde este estará disponível para interagir com todas as crianças, e a Aldeia dos Afetos, um espaço original de pura brincadeira para os mais pequenos.
Há ainda trampolins, cadeiras voadoras e pista de carrinhos, bem como um mercado de Natal, formado por várias barraquinhas de venda de artesanato, produtos regionais, moda e doçaria; e ainda um comboio de Natal, para conhecer todo o recinto da forma mais cómoda e divertida. Entre as novidades destaque para uma área de gaming.
A Wonderland vai funcionar de segunda a quinta-feira – 13h00 às 22h00 (exceto entre 19 e 29 dez – 13h00 às 23h00); sexta-feira e véspera de feriado (30 nov e 7 dez) – 13h00 às 24h00; sábado das 10h00 às 24h00 (exceto dias 24 e 31 dezembro – 10h00 às 16h00); e domingo e feriados (1 e 8 dez) das 10h00 às 22h00. E dias 25 dezembro e 1 janeiro (domingo) – 16h00 às 22h00.


















