Atividades Para os Mais Pequenos se entreterem nas Férias do Carnaval

carnaval_oceanarioO Carnaval são três dias, mas mesmo assim a interrupção do período letivo e o fecho das escolas torna-se um problema para muitos pais.  A pensar nisso, O Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário, o Museu do Oriente e a Casa Rque Gameiro na Amadora, oferecem programas de atividades para que o os mais noivos possam aproveitar o tempo livre da forma mais útil e divertida.

De 3 a 5 de março, a assinalar o Carnaval, o Oceanário de Lisboa apresenta o ateliê Máscaras do Fundo do Mar, desafiando as crianças entre os 4 e os 8 anos a passarem um dia entre os mais famosos mestres da camuflagem e a criarem a sua máscara personalizada.

A atividade, inspirada nos seres mais camaleónicos do mundo marinho, tem como objetivo dar a conhecer os oceanos e as espécies que os habitam e ainda levar a crianças a participarem no desfile dos fantásticos e curiosos disfarces do fundo do mar.

As palavras de ordem são descobrir, criar e divertir e, como é Carnaval, o polvo e o choco não levam a mal!

Máscaras do Fundo do Mar realiza-se das 08h30 às 18h30 e tem um custo de 40 euros por participante (o preço inclui entradas nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche e seguro). O programa está sujeito a reserva prévia e realiza-se apenas com um número mínimo de crianças. 

No Pavilhão do Conhecimento, as Férias podem ser com Ciênca, no programa Era Uma Vez… e Vamos Fazer História, onde os participantes poderão plantar jardins de cristais e fazer monstrinhos que brilham no escuro no Laboratório. A outra oficina, “A Cozinha é um Laboratório”, os mais pequenos podem deliciar-se com  cupcakes misteriosos em que “tudo pode acontecer à primeira dentada”.  No Carnaval não podem faltar os disfarces, e por isso as atividades carnavalescas continuam com a oficina “ Dóing – Oficina Aumentada” onde poderão criar máscaras futuristas com componentes electrónicos que se destacarão em qualquer desfile.

Para além disso, os participantes têm ainda tempo para explorar as exposições, dar vida a marionetas como o Pinóquio, preparar poções científicas e pregar algumas partidas aos visitantes.

As Férias com Ciência no Pavilhão do Conhecimento decorrem de 3 a 5 de março, das 9h00 às 18h00 (as crianças são recebidas a partir das 08.30), e
estão indicadas para as idades dos 6 aos 11 anos.

Os preços variam entre os 40 euros (1 dia ) e os 115 euros (3 dias). Para sócios do Pavilhão do Conhecimento, os preços variam entre os 35 euros (1 dia) e 100 euros (3 dias). As inscrições já estão abertas.

Fotos antigas2 (1)

Também o Museu do Oriente pensou nas férias de Carnaval dos mais pequenos, e por isso organiza a oficina de representação A partir de um retrato, convidando os mais novos a celebrar o Carnaval numa atividade que parte À aventura para outro tempo e outro espaço a partir da a partir da observação de fotografias antigas de famílias orientais e ocidentais.

Destinada a crianças com idades entre os 7 e os 12 anos, esta oficina tem lugar nos dias 3 e 5 de março, das 9h30 às 13h00, com um custo de 20 euros por participante (duas manhãs). O Museu do Oriente oferece 30% de desconto na na inscrição do segundo filho ou na segunda oficina. A marcação deverá ser feita até ao dia 24 de fevereiro.

zoo10O parque mais selvagem de Portugal desafia-o a vir participar no Carnaval , onde não vão faltar surpresas, serpentinas e muita animação. No dia 4 de março, no Jardim Zoológico de Lisboa o espírito é de festa e começa logo à entrada com um desconto especial: por cada dois bilhetes de adulto comprados, o zoo oferece um bilhete de criança, desde que esta venha integralmente mascarada.

Não vão também faltar as divertidas pinturas faciais, entre as 10h00 e as 16h00, após as bilheteiras, onde todos podem  dar asas à imaginação e escolher que personagem quer encarnar.

Todos os mascarados podem participar no tradicional desfile de Máscaras do Jardim Zoológico, que se realiza após a apresentação de Golfinhos das 15h00, na Baía. Miúdos a graúdos, todos têm a oportunidade de brilhar num desfile que promete ser inesquecível. O concurso estará dividido em 4 categorias (0-4 anos; 5-8 anos; 9-12 anos e mais de 13 anos) e as três melhores máscaras de cada categoria terão direito a prémios verdadeiramente selvagens.

Para além disso, os mascarados podem  aproveitar este dia de festa e brincadeira para visitar os seus animais preferidos, na Baía dos Golfinhos, no Templo dos Primatas, e conhecer os mais de 2000 animais de cerca de 330 espécies com muitos segredos por desvendar.

roquegameiroNa Amadora, o Carnaval também estará em destaque na Casa Roque Gameiro, que tem programados diversos ateliês de Carnaval para grupos escolares, entre 17 de fevereiro e 5 de março.

As Oficinas de Máscaras: “Caras novas ou máscaras. Afinal quem é quem” decorrem de 2ª a 6ª feira, em dois períodos, manhã e tarde, a partir das 10h00 e a partir das 14h00 respetivamente. As inscrições são gratuitas.

Em Linda-a-Velha, também se assinala o Carnaval com a apresentação da peça de teatro infantil A Volta do Ali-Bábá, pelo  Intervalo Grupo de Teatro,  seguida de desfile de crianças mascaradas, nos dias 1 e 4 de março (sábado e terça-feira), às 16h00, no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.

Esta peça, que tem agora as suas últimas representações, depois de estar quatro meses em cartaz,  é da autoria de Fernando Tavares Marques com música de Luís Macedo.

Por Susana Sena Lopes
Artigo anteriorPrémio Conto Infantil Ilustrado das Correntes D’Escritas distingue oito escolas do 1.º Ciclo
Próximo artigoÉ um Espegance é o mote do Carnaval da Nazaré

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome