Os Poderes da Selva Amazónica Concentrados Num Super Fruto – o Açaí

acaizeiroDepois do Brasil, eis que chega a Portugal a febre dos frutos tropicais de características únicas e saudáveis, que podem ser utilizados desde a culinária, doçaria a produtos de beleza.

Imagine que existia um alimento que pelas suas características únicas lhe dava super poderes, e que entre esses poderes fantásticos estava a energia para enfrentar a loucura do dia-a-dia, vitaminas C, B1 e B2, possuía ainda uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio, ajudava a reduzir o colesterol e ainda apresentava níveis elevados de antioxidantes. Como se não bastasse esse super alimento era uma fruta que ajudava ainda a fortalecer o sistema imunitário, reforçando as defesas, combatendo o envelhecimento e ajudando a diminuir a dor e a inflamação. E se já surpreendente que um só fruto possa ser tão poderoso imagine que por ser muito rico em fibras e pobre em calorias ajudava na perda de peso.

Esse fruto é o Açaí, uma baga exótica de cor roxa, que nasce numa palmeira denominada açaizeiro, sendo originária de vários países da América do Sul como o Brasil, Colômbia e o Equador. Esta baga semelhante ao mirtilo é consumida desde tempos imemoriais pelas tribos índias da selva amazónica onde nasce e cresce nas margens do rio.

Recentemente o Açaí tem vindo a ganhar protagonismo na dieta alimentar de todos os que se preocupam com a saúde e bem-estar. De sabor bastante intenso quando comido sozinho, o Açaí pode ser misturado numa série de produtos desde iogurtes, cremes e até bebidas, como água.

acaiDeve ser consumido pelo menos 100 ml por dia deste superalimento para se atingirem alguns dos objectivos terapêuticos. Entre eles o efeito antienvelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes. Mas para este fruto não basta que se mantenha jovem por mais tempo, a energia e vitalidade que fornece ajuda a contrariar o aparecimento de patologias neurodegenerativas e reforça o funcionamento do sistema imunitário, ajudando a obter bons resultados no combate a infeções e contrariando as alergias.

O Açaí ajuda a reduzir o colesterol, estimula a função cerebral e a regeneração celular, sendo ainda muito importante para a redução da dor.

Esta tendência de aumento de consumo a nível mundial foi reforçada quando começou a surgir informação na comunicação social de que algumas figuras mediáticas o consumiam, passando assim a ganhar um novo protagonismo na dieta alimentar impondo-se assim como uma nova tendência a nível mundial.

Por Teresa Leal

 

Artigo anteriorAlgarve Nature Week em Abril Para Promover as Belezas Naturais da Região
Próximo artigoNo Início Sobe ao Palco dos Recreios da Amadora

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome