No próximo sábado, dia 29 de março, o Museu Quinta de Santiago, em Matosinhos, inaugura a exposição O Lugar Onde Deus Nasce, que reúne esculturas de Paulo Neves e desenhos do Valter Hugo Mãe. A abertura acontece às 15h00 e contará com a presença dos artistas, que celebram, neste encontro inédito, uma amizade de longa data.
“O que aqui encontram é um escultor, um dos mais celebrados do país, e um escritor que, por acaso, pensa os livros a partir de imagens falhas que sobretudo servem de nota gráfica, visual, que resultará numa frase algures usada num texto”, explica Valter Hugo Mãe na apresentação.
O jardim da Quinta de Santiago é o espaço em que Paulo Neves apresenta uma série de esculturas em mármore português pertencentes à sequência Guardiões. Nestes trabalhos, rostos serenos emergem dos blocos de pedra, envolvidos por traços profundos que lhes conferem força e espiritualidade.
Já no interior da antiga residência da família Santiago, Valter Hugo Mãe dá a conhecer uma faceta mais íntima do seu processo criativo. Reconhecido sobretudo pela sua obra literária, ele partilha cerca de 40 desenhos criados na intimidade de sua casa, durante o desenvolvimento dos seus textos. Os traços funcionam como um momento de pausa entre as palavras e um exercício visual que precede a escrita.
Mais do que uma mostra artística, O lugar onde Deus nasce converge trabalhos de dois grandes nomes da arte contemporânea portuguesa, criando uma experiência que convida o público a percorrer o espaço e a estabelecer um diálogo entre arte, arquitetura e natureza.
A mostra poderá ser visitada até ao dia 6 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00, e das 15h00 às 18h00, e aos fins de semana das 15h00 às 18h00. A entrada é gratuita.














