Home Pequenos & Traquinas Atividades Para os Mais Novos Pavilhão Do Conhecimento Celebra Os 50 Anos Do Homem Na Lua

Pavilhão Do Conhecimento Celebra Os 50 Anos Do Homem Na Lua

Cerca de 75 crianças, entre os 10 e os 14 anos, de escolas da área de Lisboa, com projetos na área do Espaço, estão prestes a viver uma grande aventura: irão passar a noite, de 19 para 20 de julho, no Átrio do Pavilhão do Conhecimento, num ambiente espacial que recria o dia 20 de Julho de 1969, data em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Estas crianças terão a missão de projetar, pelas suas próprias mãos, uma verdadeira aldeia lunar e viver como verdadeiros astronautas.

No dia 19 de julho, a partir das 14h30, e até que o acampamento lunar esteja preparado para pernoitarem no Átrio deste centro de ciência, os candidatos a astronautas não terão mãos a medir. Divididos por equipas, irão simular algum do trabalho que vai ser necessário para criar uma base lunar.

Com a ajuda de uma impressora 3D vão criar uma maquete da base lunar onde não faltará uma estufa, uma estação de energia, um reservatório de água e abrigos para os astronautas. Os vários módulos ficarão a imprimir durante a noite e estarão prontos quando as equipas acordarem. Outra das tarefas importantes é a comunicação com a Terra, e por isso os exploradores terão de construir antenas de emissão e receção de sinais rádio que permitam a troca de mensagens entre a base lunar e a Terra.

Ser astronauta exige uma elevada preparação física: o corpo tem de estar treinado para as condições do Espaço, sobretudo para as grandes acelerações na viagem e as diferentes condições de gravidade. Neste acampamento lunar, os candidatos à profissão vão treinar como astronautas e descobrir de que se alimentam durante as missões espaciais. Que tipo de alimentos podem ser enviados para o Espaço? Será possível cultivar alguns na superfície lunar?

Parte do trabalho na superfície da Lua tem de ser feito no exterior da nave. EVA é a abreviatura de Extra-Vehicular Activity e representa todas essas atividades. Um dos grupos de trabalho irá simular uma EVA que os “obrigará” a resgatar um rover que precisa de ser reparado e a recolher amostras de solo lunar para proceder a uma análise mineralógica.

À meia-noite e meia o acampamento lunar entrará em período de repouso. Na manhã de sábado, dia 20, os pequenos exploradores espaciais apresentarão publicamente os trabalhos que desenvolveram em “solo lunar” – quem quiser assistir terá de pedir autorização para entrar, via rádio, na Ground Station, e esperar que os astronautas autorizem a entrada na Base Lunar. Difícil será mesmo voltarem à Terra.

Programa completo aqui.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version