A Orquestra Sinfónica Metropolitana festeja o 25º aniversário com um concerto dedicado ao piano de Liszt, no dia 9 de junho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Ao lado do maestro inglês Adrian Leaper, o pianista Artur Pizarro, artista associada da temporada de música da metropolitana 2016/2017, será o solista neste concerto cuja programa inclui:
Wagner Idílio de Siegfried
F. Liszt Concerto para Piano e Orquestra N.º 1, S. 124
H. Berlioz Abertura da ópera Béatrice et Bénédict, H. 138
F. Liszt Concerto para Piano e Orquestra N.º 2, S. 125
Liszt é uma das figuras mais fascinantes do século XIX europeu. Em criança, passou por Viena, conheceu Beethoven e estudou com Czerny e Salieri. Foi depois para Paris, e tornou-se amigo de Chopin e Victor Hugo. Envolveu-se em relações amorosas impulsivas e protagonizou aparatosas digressões pela Europa enquanto pianista, entre 1838 e 1847. Curiosamente, não tocava então os seus concertos, que vinham sendo trabalhados desde 1830. Com Berlioz enquanto maestro, estreou o primeiro em 1855, numa altura em que já havia renunciado ao estrelato. Entregara-se à carreira de compositor em Weimar, o centro da Nova Escola Alemã que o juntava ao próprio Berlioz e a Wagner, os nomes que o acompanham neste programa.
Este concerto especial de aniversário, encerra a Temporada Sinfónica da Metropolitana no Centro Cultural de Belém.
Os bilhetes, entre os 5 e os 20 euros e estão à venda no local, online e nos locais habituais.
