O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, festival do cinema do real do Porto, apresenta-se em vários espaços da cidade, entre os dias 17 e 25 de novembro.
O festival conta com «um programa que pretende afirmar o papel da arte enquanto elemento fundamental na vida dos cidadãos, e ser um ponto de partida para uma discussão alargada sobre a cidade, a memória coletiva, o mundo do trabalho, as fronteiras, o meio ambiente, a transformação das instituições, as suscetibilidade à manipulação, o acesso à justiça (ou a falta dela), à educação e à saúde.»
Em 2023, a principal competição do festival regressa com dez longas-metragens em estreia nacional. No plano da língua portuguesa, alargada seleção para a Competição Cinema Falado, com treze filmes produzidos em países lusófonos. Nota ainda para a Competição Transmission.
No ano em que se celebram os 50 anos do Hip Hop, o Porto/Post/Doc criou ainda um programa especial dedicado ao tema.
A edição conta ainda com o LAButa – laboratório de cinema que desenvolve atividades complementares em volta da competição Cinema Novo; e o 180 Media Lab – ciclo de oficinas, apresentações e palestras orientadas, bem como uma secção infanto-juvenil, com propostas direcionadas a escolas, e um programa familiar.
Nota para o filme de abertura, Vai no Batalha, de Pedro Lino, e os filmes de encerramento, Time Takes a Cigarrete, de Aya Koretzky e Antoine et Colette de François Truffaut.
Toda a programação pode ser consultada aqui.














