As praias do Porto e Matosinhos recebem a primeira edição do festival Norte Surf Fest, que arranca este fim de semana, de 27 a 29 de setembro.
A programação inclui conversas com especialistas, limpezas de praia, competições de escolas de surf, ações educativas, exposições sobre a história do Surf em Portugal e no Mundo, exibições de filmes de surf e um mercado especializado.
Além disto, o festival pretende quebrar o recorde do Guinness do maior número de surfistas a deslizar a mesma onda, em simultâneo. O recorde atual, de 110 surfistas, foi estabelecido na Cidade do Cabo, África do Sul, a 4 de outubro de 2009. O festival pretende reunir o maior número de participantes para alcançar este feito, destacando a união e o envolvimento da comunidade.
No cinema, destaque para a exibição dos filmes Hawaiian: The Legend of Eddie Aikau e The Lost Wave: An African Surf Story, ambos realizados por Sam George, que ganhou um Emmy com o primeiro.
Já as “Conversas à Nortada” têm como objetivo juntar diferentes gerações de surfistas locais, e homenagear os pioneiros do movimento e o legado do surf a Norte. Marcam presença nomes como Rui Homem Ribeiro, João Guedes (pai e filho), Abílio Pinto, João Diogo, Bruno Rodrigues, Marta Rafael, Tó Mané, Marcelo Martins, Sebastião Furtado, João Maria André e Teresa Pereira. A moderação fica a cargo de Miguel Pedreira, comentador de surf na SPORT TV, e João Valente, fundador e editor da revista Surf Portugal e também curador da exposição “Surf Expo” que estará patente, durante o festival.
Na área educativa, a iniciativa do “Surf & Rescue” marca presença no festival com acções sobre segurança aquática e salvamento, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos. Ainda na área educativa, o festival promove ações de limpeza de praia.
O “Surf School Challenge” irá colocar frente a frente as Escolas de Surf, que vão competir entre si, através de equipas compostas por alunos e treinadores.
Todas as atividades do Norte Surf Fest são de entrada livre e gratuita, à exceção das “Surf Talks”. Nestas palestras, especialistas nacionais e internacionais como Sam George, Nick Carroll, Ed Atkin e Nick Hounsfield, Júlio Adler, Gibus de Soultrait, João Guedes, Liliana Mendonça, Rita Barrocas e Pedro Almeida vão abordar temas como sustentabilidade, tecnologia, inovação, história, cultura e regulamentação do surf. A assistências das “Surf Talks” contabiliza créditos para a renovação do título de treinador desportivo, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Para terminar, o Fórum Oceano, promove uma sessão de matchmaking voltada para startups e investidores nas áreas do Turismo de Surf, Turismo Náutico, Turismo Costeiro e preservação do oceano.
O fim de semana completa-se fica com o mercado ao ar livre, na marginal da praia, que promove produtos e serviços dos empreendedores locais e o turismo regional, oferecendo produtos únicos relacionados com o surf, o mar e muito mais.
O festival é promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP).
