O rapper e produtor Sematary vai atuar pela primeira vez em Portugal, com um concerto no LAV – Lisboa ao Vivo, no dia 20 de maio. O artista norte-americano, fundador do coletivo underground de hip-hop Haunted Mound, traz consigo a Dragon’s Wagon Tour, acompanhado por Hackle, Ghost Mountain e Anvil.
Sematary, nome artístico de Zane Steckler, emergiu na cena musical em 2019 com a mixtape Grave House, uma colaboração com o rapper e amigo de infância Ghost Mountain. No mesmo ano, lançou o seu primeiro projeto a solo, Rainbow Bridge, e fundou o Haunted Mound, assumindo a liderança do grupo. Desde então, consolidou o seu nome com temas como “Rainbow Bridge 3” (2021) e “Butcher House” (2023).
O ano de 2024 marcou o lançamento de Bloody Angel, um álbum que definiu ainda mais a identidade sonora do artista, misturando horrorcore com elementos de cloud rap, trap e drill. Já em 2025, Sematary reforçou a sua presença no panorama musical com o single “Still Da Same”, uma colaboração com Xaviersobased.
Com uma abordagem visual e sonora inspirada no terror, Sematary distingue-se pelo uso de distorções, atmosferas sombrias e letras que evocam um universo macabro. Grande parte da sua música é gravada na “Butcher House”, um matadouro abandonado onde também produz os seus videoclipes, frequentemente comparados a filmes de terror série B.
Além da música, o artista participa ativamente na criação do merchandise da Haunted Mound e mantém uma posição crítica contra a influência da alt-right no hip hop underground.
Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis nos locais habituais e online. O preço da entrada para a plateia em pé é de 24 euros.
