Um público fiel e entusiasmado recebeu os Simple Minds, ontem no Campo Pequeno, que regressaram a Portugal com a 2024 Global Tour.
A banda, que já conta com 44 anos de existência e alguns sólidos sucessos no seu percurso, tinha atuado pela última vez em 2022 em formato triplo: Porto, Lisboa e Vilar de Mouros. Desta vez, a sua presença divide-se apenas entre Lisboa e Porto – onde atuam no dia 30 de julho, no Super Bock Arena.
Jim Kerr e Charlie Burchill subiram ao palco do Campo Pequeno cerca das 20h30 acompanhados de mais cinco músicos nos quais se incluem a co-vocalista Sarah Brown.
Na plateia, as cadeiras dispostas foram de muito pouco uso porque aos primeiros acordes de “Waterfront”, o público estava de pé e depois de convidado a aproximar-se do palco por Jim Kerr, não mais se afastou para uma noite de celebração.
“Sanctify Yourself”, “Promised You a Miracle”, “Glittering Prize”, ou “Someone Somewhere (in Summertime)” foram algumas das músicas que se ouviram na sala (muito!) quente do Campo Pequeno. “Belfast Child”, apresentada primeiro como uma melancólica melodia e depois num registo mais rockeiro, proporcionou um momento mais emocional.
Mas todas as energias estavam guardadas para aquele que é um dos grandes hits da banda: “Don’t You (forget about me)”. A sala inteira a cantar “lá lá lá lá rá lá lá rá lá” com Jim Kerr a dizer que “isto soa tão bem, bonitas vozes, devem ter estado a ensaiar no duche”. O coro prolonga-se enquanto no palco Jim Kerr imita estar a tomar duche.
O encore trouxe ainda “Book of Brilliant Things”, “See the Light” e outro momento elétrico com “Alive and Kicking”, que deixou o público embalado para o regresso a casa.
Os Simple Minds estão de facto, Alive and Kicking e o seu público fiel também.
