
Soalheiras, a apenas 4 horas de avião da Europa, as dez ilhas de Cabo Verde oferecem um misto de mar, deserto, música e gastronomia que tornam inesquecíveis umas férias nestas paragens.
Da programação da Solférias faz parte, por exemplo, o programa dedicado à Ilha da Boavista, reino das dunas e da morna. Este permite desfrutar das magníficas praias, onde poderá experimentar alguns desportos radicais ou simplesmente descansar. Mais recente na atividade turística, Santa Maria do Sal é afamada pelas suas águas azul-turquesa, mas vale ainda a pena visitar a cidade, passeando, deliciando-se com a gastronomia local e fazendo as compras da praxe.
Já a Ilha de Santiago, considerada o berço da nação, é ideal para quem quer conciliar praia e história. A Cidade Velha, a Fortaleza de São Filipe e o Tarrafal são apenas alguns dos seus muitos ex-libris. O operador oferece ainda a possibilidade de conhecer a Ilha do Fogo, recente e tristemente afamada pelo seu vulcão. Aqui é a paisagem que impera, sendo esta extensão ideal para quem gosta de caminhar e se aventurar em cenários únicos e exóticos.
Montanhas e ribeiras farão as delícias dos visitantes na Ilha de Santo Antão, programa este à partida de São Vicente. Por estas paragens, a força do homem fez o impossível nas encostas abruptas, criando estradas aconselhadas apenas aos corações mais resistentes.
Mindelo, a cidade das noites longas, é a pérola de São Vicente. Uma das mais áridas das ilhas, é terra de artistas, entre poetas e músicos, convidando o visitante para a sua boémia. Para além da festa, vale a pena passar pelo Fortim do Rei, de onde se tem uma magnífica vista panorâmica sobre a cidade.
Este verão, o operador conta com voos charter do Porto para o Sal e Boavista, aos sábados, com início a 6 de junho. Para além do mais, e acrescendo aos voos regulares da TACV aos sábados e aos da TAP, está previsto um charter extra a partir do final de junho.
Por Alexandra Gil (Texto e Foto)
Fotos do Sal de Teresa Leal e da Boavista de Margarida Vieira Louro