A temporada do Teatro Aberto começa esta sexta-feira, com a estreia de Um Homem Inofensivo. O texto, do autor Luís António Coelho, foi o vencedor da edição de 2022 do Grande Prémio de Teatro Português.
Um Homem Inofensivo tem encenação de Álvaro Correia e o elenco é constituído por Filipe Vargas e Renato Godinho.
“Fiz uma dramaturgia sobre o texto mas não alterei profundamente as coisas. Fiz alguns cortes, para tornar a peça um bocadinho mais ambígua.” explica-nos Álvaro Correia, no final do ensaio de imprensa.
Composta por diálogos intensos, mostra-nos o confronto de dois estranhos:
“Renato acorda a meio da noite e sente a presença de um estranho em casa. O estranho é Rui, um homem que diz ter entrado apenas para sentir o silêncio da casa. Renato procura decifrar os verdadeiros motivos da vinda de Rui a sua casa. Não pode ter aparecido só para conviver com o silêncio, pois o que tem o silêncio de tão especial?
São dois homens sós numa cidade. Longa é a noite e profunda a solidão. Na atmosfera de mistério que os envolve, tateiam o terreno, aproximam-se e afastam-se, movidos pelo desejo de quebrar a distância e o medo de ficarem demasiado próximos.”
“Há uma ideia de uma profunda solidão e de repente estes dois personagens encontram-se nessa solidão um do outro, nessas diferenças” explica-nos Álvaro Correia.
O cenário de André Guedes e os figurinos de Neuza Trovoada acentuam a narrativa. Todos os elementos que compõe o espaço são utilizados durante a peça, nada é supérfluo.
O espetador vai-se concentrar na tensão entre os dois personagens, até porque não há mais distracções. “Tudo o que existe é apenas para potenciar o que se passa entre as duas personagens” acrescenta o encenador.
Um Homem Inofensivo estreia dia 15 de setembro na Sala Vermelha do Teatro Aberto.
Há sessões às quartas e quintas-feiras às 19h00, às sextas-feiras e sábados às 21h30 e aos domingos às 16h00.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e no local, e custam 17 euros. Há desconto para jovens até aos 25 anos (8,50 euros) e séniores (13,60 euros).
