
O programa deste ano inclui mais de uma dezena de obras e eventos, oriundas de seis países e que abrangem várias linguagens e perspectivas.
Los Ritos del Retorno o las Trampas de la Fe é a peça que a companhia Teatro Tierra da Colômbia traz até nós, já do Brasil chega a atriz Numa Ciro com a peça A Peleja da Voz com a Língua – A Saudade, e a uruguaia Valentina Cayota apresenta La Valija.
Vai e Vem é a peça da companhia Ajagato, encenada pelo colombiano Juan Carlos Agudelo; a Companhia de Atores de Algés apresenta a peça brasileira Novas Diretrizes em Tempos de Paz e da República Dominicana chega a Compañía de Teatro Flor de Bethania Abreu com El Cruce Sobre el Niágara.
Integram ainda a programação a peça De Lorca com a atriz Elvira Taveras e Nosotras Lo Hacemos Mejor com Niurka Mota, e Inferno com o ator e também encenador chileno Felipe Cabezas, e de Turim, a companhia Assemblea Teatro com a peça Evita y Yo! com Sonia Belforte.
Para além dos espetáculos completam a programação várias atividades paralelas, como duas conferências abertas ao público nos dias 11 e 12 de setembro por Guillermo Heras, consultor artístico da mostra e director-geral do Iberescena (Programa de Cooperação Ibero-americana para o Teatro); o Seminário de Novos Críticos, nos dias 5, 12 e 19 de setembro (organizado pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, com coordenação de Rui Pina Coelho e Eunice Tudela de Azevedo); e ainda os workshops: “Commedia dell’Arte Contemporanea”, por Felipe Cabezas, e o da uruguaia Valentina Cayota, que tem como ponto de partida a peça La Valija e terá lugar na Companhia Olga Roriz, de 9 a 11 de setembro.
Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras dos teatros, online e locais habituais, e custam 8 euros para cada espetáculo.
Texto de Elsa Furtado