Home Música & Espectáculos Ópera Teatro Nacional De São Carlos Apresenta L’enfant Et Les Sortilèges De Ravel

Teatro Nacional De São Carlos Apresenta L’enfant Et Les Sortilèges De Ravel

L‘enfant Et Les Sortilèges de Maurice Ravel, é a ópera que o Teatro Nacional São Carlos vai apresentar no fim do ano, sob direção de Joana Carneiro, em colaboração com o encenador James Bonas e o desenhador de luz Rui Monteiro.

Estreada em 1925, com libreto da autoria de Sidoine Gabrielle Colette, esta é uma ópera em um ato pensada para o público familiar, e que vai ter várias surpresas preparadas pelo encenador James Bonas.

Em L’enfant et les sortilèges, Maurice Ravel retrata o mundo de um menino que é repreendido pela mãe e deixado sozinho no seu quarto. Rebelde e turbulento, ele é causador de tropelias. As vítimas do seu mau humor – a cadeira, o relógio de pé alto, o bule, a chávena, o fogo, até as personagens de um papel de parede rasgado e os seus deveres de aritmética – ganham vida e viram-se contra ele.
No jardim, as árvores e os animais – a libélula, a rã, o morcego e o rouxinol – queixam-se do seu comportamento para com eles. Após uma luta, a criança trata a pata de um esquilo ferido. Ao constatarem o temperamento agora amável do menino, as criaturas levam-no de volta para o interior da casa.
A magia do jardim transforma-se um encanto ao luar –a criança aprendeu a lição.

Trata-se em suma de uma obra sobre a infância, sobre o respeito e a liberdade. 

L’enfant Et Les Sortilèges de Maurice Ravel está classificada para maiores de 6 anos, e conta com um ensemble de 9 cantores portugueses, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, o Coro Juvenil de Lisboa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa sob direcção da maestrina Joana Carneiro e encenação de James Bonas.

Em palco vão estar Raquel Luís – A Criança; Bárbara Barradas – O fogo, o rouxinol; Carolina Figueiredo – A mamã, a chávena chinesa, a libélula; Sónia Alcobaça – A cadeira Luís XV, a coruja e a pastora; Carla Caramujo – A princesa, o morcego; Ana Franco – Um pastor, a gata, o esquilo;  João Pedro Cabral – O bule, o velhinho, a rã;  Tiago Matos – O relógio de pé alto, o gato; e Ricardo Panela – O cadeirão, um carvalho.

As récitas estão marcadas para dias 28 e 29 de dezembro às 20h00, e dia 30 às 16h00; e ainda nos dias 4 e 5 de janeiro às 20h00, e no dia 6 às 16h00, na Sala Principal do Teatro Nacional de São Carlos. Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local e custam entre 10 a 30 euros.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version