Home Teatro Teatro em Geral Teatro Narciso Ferreira Apresenta Eu Sou Lorca No Dia Mundial Do Teatro

Teatro Narciso Ferreira Apresenta Eu Sou Lorca No Dia Mundial Do Teatro

No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, às 21h30, o Teatro Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, será palco da estreia absoluta de Eu Sou Lorca, uma nova criação da jovem companhia Momento – Artistas Independentes. Esta peça, dirigida por Diogo Freitas e baseada no texto Assim que Passarem Cinco Anos de Federico García Lorca, propõe uma reflexão sobre a condição do artista durante regimes ditatoriais e a liberdade nas artes contemporâneas.

Embora não exista um registo oficial sobre a morte de Federico García Lorca, a versão predominante é a de que ele foi fuzilado de costas, simbolizando macabramente a sua homossexualidade, nos primeiros anos da ditadura franquista. Lorca, um revolucionário e defensor dos direitos das minorias étnicas, permanece até hoje como um “símbolo máximo do horror e da repressão fascista”.

Em Eu Sou Lorca, a Momento – Artistas Independentes romantiza o momento final do poeta, colocando-o em um limbo espelhado, onde ele enfrenta diversas possibilidades e decisões que podem alterar seu destino. O jovem poeta se vê diante de realidades alternativas, confrontando questões sobre sua homossexualidade e o desejo de ter um filho de maneira tradicional.

A peça explora temas como “a liberdade individual”, “a homossexualidade em tempos de ditadura” e “a criação artística em tempos de liberdade”, especialmente neste ano em que se celebra o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Portugal.

A estreia será acompanhada por uma mesa-redonda sobre “Liberdade e Criação Artística”, às 18h00, seguida por uma conversa com o público após o espetáculo.

A peça, é para maiores de 14 anos, e sobe a cena amanhã, pelas 21h30. Os bilhetes custam 4 euros.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version