Temas e Debates começa o ano com A Morte Madrinha, Polegarzinha e outras história de Morte

A Temas e Debates começa o ano com A Morte Madrinha, Polegarzinha e outras história de Morte – Contos Maravilhosos Europeus. Este volume faz parte da colecção de 7 volumes, com textos selecionados, traduzidos e comentados por Francisco Vaz da Silva.

O tema Morte enganada, assaz popular no universo dos contos maravilhosos. Neste ciclo de
contos perpassa a ideia arcaica de que a fertilidade, a riqueza e a própria vida provêm do mundo
dos mortos. Por outro lado, é axiomático neste ciclo que a Morte é um agente indispensável da
ordem do mundo, isto porque não só dispensa saúde e riqueza como também ceifa as vidas, sem
distinções de estatuto ou de fortuna. Ainda assim, o assunto destes contos é a tentação de
enganar a morte — de adiá-la, ou mesmo de vencê-la.

Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.

Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando  conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. Os sete volumes de Contos Maravilhosos Europeus espelham trinta anos de trabalho e explorações neste domínio.

Francisco Vaz da Silva é professor no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Pertence ao comité redatorial da revista Marvels &Tales e lecionou cursos sobre contos maravilhosos em diferentes locais, como na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Universidade da Islândia e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou o livro Metamorphosis: The Dynamics of Symbolism in European Fairy Tales, bem como diversos artigos em revistas profissionais europeias e americanas. Foi o coordenador científico da edição integral dos Contos da Infância e do Lar dos Irmãos Grimm, também da Temas e Debates.

Por Clara Inácio
Artigo anterior1.º ciclo de Música nas Igrejas – Concertos de Órgão encerra em Évora
Próximo artigoPijama para Seis, novo teatro de revista em cena no Teatro Ribeiro Conceição em Lamego

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome