Temporada Lírica 2016-2017 Do São Carlos Arranca Com Carmen De Bizet

TNSC

Entre setembro de 2016 e julho de 2017, o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) apresenta uma programação lírica composta por sete óperas, três das quais assinadas por aclamados encenadores: Calixto Bieito assina Carmen, de Bizet, Graham Vick será responsável por Anna Bolena, de Donizetti e David Alden traz-nos Peter Grimes, de Britten.

Entre as outras novas produções do Teatro Nacional de São Carlos, destaca-se Oedipus Rex, de Stravinsky numa encenação de Ricardo Pais, no seu regresso ao São Carlos em novembro e Tristan und Isolde, de Richard Wagner, em março de 2017.

Destaque ainda para a primeira apresentação em Portugal de Der Zwerg, de Ziemlinsky, um dos títulos que juntamente com Pagliacci, de Leoncavallo, integra o díptico com encenação de Nicola Raab, em abril.

Na direção musical, assinala-se o regresso de Giampaolo Bisanti para dirigir Anna Bolena – em abril; e o duplo desafio que Joana Carneiro abraça, com a direção de Oedipus Rex e Peter Grimes em junho.

Relativamente à programação sinfónica, reforça-se a condição do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém de palco preferencial de apresentação da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos (oito concertos em 2016-17).

Neste auditório continuarão a ser interpretadas as grandes obras do repertório sinfónico – uma das mais importantes vocações da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) – com a novidade de se procurar aprofundar o diálogo com os compositores contemporâneos.

Deste modo, serão apresentados programas que aliam a música de Macmillan com a de Beethoven, Pinho Vargas com Mendelssohn e Brahms, Lutoslawski com Bruckner, Adams com Mahler, Tinoco com Mendelssohn, Clotilde Rosa com Mozart.

Ainda neste espírito, Luís Tinoco será o compositor residente e consultor para a música contemporânea, um evidente corolário de uma longa e já frutífera relação com o TNSC e com a OSP.

A venda de assinaturas, a partir de 60 euros, decorreu até dia 15 de setembro, estando agora a decorrer as vendas, nas bilheteiras do Teatro Nacional de São Carlos e do Centro Cultural de Belém.

Autor:Texto e Foto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorTeatro Da Cornucópia Apresenta Música
Próximo artigoSaída De Emergência Publica Os Quatro Cantos Do Império De André Canhoto Costa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome