A Temporada 2022 do Coliseu Porto Ageas, divide-se em quatro eixos fundamentais: Lírico e Sinfónico; Músicas e outras Artes; Coliseu descontraído e Coliseu parceiro, com música, dança, ópera, teatro, cinema, residências artísticas, circo, promoção do património arquitetónico, entre outras atividades e propostas.
Na agenda lírica, destaque para a ópera portuguesa contemporânea, com Mátria, a 4 de março, com libreto original de Eduarda Freitas, a partir dos Contos e Novos Contos da Montanha de Miguel Torga; a opereta Os Noivos, com libreto de Artur Azevedo e produção do Estúdio de Ópera da ESMAE, a 19 de maio; a obra intemporal de Verdi, Requiem, a 15 de abril, num concerto sinfónico semi-encenado sob direção do maestro José Manuel Pinheiro e o concerto Gaudeamus – Alegria para a Europa, com autoria e direcção de orquestra de António Victorino d’ Almeida, a 9 de maio, um ciclo de 30 canções originais cantadas pela soprano portuense Ana Maria Pinto e interpretadas por uma orquestra de câmara, Na rentrée, a 23 de setembro, Tosca, de Puccini, com direcção do maestro José Ferreira Lobo e com encenação de Carlos Avilez.
O eixo Músicas e outras artes, destaque para o espetáculo A Voz e a Alma, a 14 de abril, com «a fusão entre a voz de Hélder Moutinho, as emoções povoadas de palavras, delicadamente ditas pela atriz Maria João Luís, e a poesia ímpar de João Monge»; a peça de teatro O Lado Esquerdo, de Marta Duque Vaz, com encenação de Daniel Freitas, no dia 21 de maio; ØBSIDIANA, do pianista e compositor Filipe Raposo, a 11 de junho; o bailado AmarAmália, de Vasco Wellenkamp volta ao palco no âmbito das celebrações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues, a 22 de julho. Nota ainda para o filme-concerto Heróis do Mar, com a Orquestra Filarmónica Gafanhense, em data a confirmar.
O calendário de propostas será anunciado progressivamente, ao longo do ano, destacando-se por exemplo concertos de artistas nacionais como Capitão Fausto ou Moonspell, e internacionais como Skunk Anansie, STOMP, Simple Minds, Tindersticks, Kings of Convenience, Martinho da Vila ou Leon Bridges, entre outros.
No Coliseu Descontraído, nota para o ciclo de Concertos Promenade 2.0, com direcção artística do maestro Cesário Costa, que inclui um repertório consagrado de concertos comentados, um domingo de manhã por mês e o ciclo Quanto Mais Debates…, um ciclo inusitado de conversas, moderado pelo autor e ex-jornalista Marcos Cruz, com a primeira conversa marcada para 14 de março sob o tema da culpa. Os debates quinzenais, às 19h00, acontecem presencialmente e com transmissão em direto na página de Facebook do Coliseu Porto Ageas.
O último eixo da programação, Coliseu Parceiro, intensifica-se com a participação em oito festivais, de teatro, música, circo, dança, cinema e spoken word. O Coliseu Porto Ageas volta a associar-se ao DDD – Festival Dias Da Dança, Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI); O Meu Primeiro FITEI; Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP); o Family Film Project e o Porto/Post/Doc. Nota para as novas parcerias com o FalaDura – Festival de Palavras Ditas, o Trengo – Festival de Circo do Porto e o Porto Cello Festival.
Apontamento para o Lounge Ageas, novo espaço vocacionado para a valorização dos profissionais das artes visuais, com as suas primeiras residências artísticas, em 2022 e ainda a criação do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas para um profissional das Artes Circenses (em 2023 será da Dança).
Uma última nota para as visitas guiadas ao Coliseu durante os fins-de-semana, às 10h00 e às 12h00 e, em dezembro, o regresso do Circo de Natal.
A programação completa pode ser consultada aqui.
