TNSC Apresenta Oratória La Passion De Simone A 9 De Maio

A oratória La Passion de Simone, de Kaija Saariaho, é a obra que sobe ao palco do Teatro Nacional São Carlos no próximo domingo dia 9 de maio, às 11h00, numa coprodução com o Centro Cultural de Belém.

A peça tem como ponto de partida a vida e obra de Simone Veil, e resultou de uma estreita colaboração entre Saariaho, Amin Maalouf (compositora, libretista) e Peter Sellars (encenador), em que o soprano assume o papel principal de narrador.

La Passion de Simone consiste numa oratória escrita para soprano solo, coro, orquestra e eletrónica (na versão original), composta na sequência de uma encomenda conjunta do Festival de Viena, da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, do Barbican Center de Londres e do Lincoln Center de Nova Iorque, tendo a sua estreia acontecido no dia 26 de novembro de 2006, em Viena, no âmbito do New Crowned Hope Festival, projeto concebido pelo iconoclasta americano Peter Sellars (n. 1957).

Segundo Saariaho, a peça resultou de um trabalho de estreita colaboração entre a compositora, o libretista Amin Maalouf (prestigiado escritor francês nascido no Líbano em 1949) e Peter Sellars (que assinou a encenação da produção), verificando-se uma complementaridade das perspetivas individuais de cada um dos três criadores sobre a figura de Simone Weil.

Do ponto de vista formal, a obra encontra-se organizada em quinze andamentos (diferentes entre si aos níveis do caráter e da estrutura), designados na partitura por estações, numa óbvia referência ao tradicional modelo da Paixão cristã e às quinze estações da Via Crucis (também denominada por Via Sacra), que retratam o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

O concerto vai ser dirigido por Joana Carneiro, que assume assim a regência do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, da Orquestra Sinfónica e da soprano Susana Gaspar. O espetáculo conta, ainda, com a interpretação do bailarino da Companhia Nacional de Bailado, Miguel Ramalho. Numa coprodução OPART-TNSC/CCB.

Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local e custam entre 15 e 25 euros.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorExposição Retratos Contados De Ruy De Carvalho Para Ver Na Casa Do Artista Em Lisboa
Próximo artigoAna Moura Lança Andorinhas

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome