Home Cultura Arte & Exposições Túlia Saldanha em exposição no CAM da Gulbenkian

Túlia Saldanha em exposição no CAM da Gulbenkian

DSC_0014Reportagem de Tânia Fernandes

A obra de uma das primeiras artistas a trabalhar, em Portugal, no campo da performance e da instalação pode ser vista no CAM da Gulbenkian até ao final de setembro. Túlia Saldanha explorou a criação de ambientes, para além do desenho e da pintura. A exposição foca-se no percurso artístico e no conjunto da sua produção artística, desenvolvido entre finais das décadas de 1960 e de 1980.

A exposição, com curadoria de Rita Fabiana e Liliana Coutinho, apresenta ainda um núcleo dedicado aos trabalhos coletivos e colaborativos, como as ações performance que realizou com o escultor Robert Schad nas 100 horas a desenhar, em dezembro de 1981. “Foi um trabalho de encontro, de partilha de espaço entre dois artistas com o público” referiu Robert Schad, durante a apresentação da exposição. Esta dimensão de partilha reflete também a preocupação de Túlia com a pedagogia artística. Sem formação artística académica, Túlia Saldanha tem um percurso artístico atípico. Iniciou o processo criativo tardiamente, através do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. O seu trabalho desenvolve-se não só nas vertentes da criação artística como na gestão de atividades.

1 / 11

Túlia Saldanha pode ser vista no CAM, da Fundação Gulbenkian, até dia 28 de setembro de 2014, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada custa 5 euros. É gratuita aos domingos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version