
O Parque da Turma da Mónica (ou Mônica conforme preferirem pronunciar) tem cerca de 4 mil metros quadrados e foi construído numa zona degradada da cidade, onde durante vários anos se realizou o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.
A ecologia é uma das preocupações deste espaço, que foi construído com recurso a vários materiais reciclados, alguns deles, resultantes do desmantelamento das estruturas que estavam no local. Maurício de Sousa esteve associado a todo o processo de construção, tendo inclusive visitado o espaço antes do início da obra. No dia da inauguração, a animação era ainda maior, com a presença de malabaristas, palhaços e gigantes insufláveis que se juntaram à festa.
Quem cresceu a ler as aventuras da Mónica “baixinha, gorducha, bobona e dentuça” como era arreliada pelos amigos Cascão e Cebolinha, não vai querer deixar de posar ao lado destes personagens. O cão Bidu, Zé Lelé e Chico Bento também marcam presença.
O Parque da Turma da Mónica é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora e da Valor Sul. Está aberto todos os dias, entre as 9h00 e as 18h00 e a entrada é gratuita.