Uma refeição excepcional consegue-se através da complementaridade entre as opções de vinho e os pratos selecionados. Foi o que apresentaram, este mês Bruno Antunes (Sommelier e produtor), Teresa Dias (Produtora) e Carlos Redon (Chefe executivo) no restaurante Tutti a Tavola.
Voltámo-nos a sentar “todos à mesa”, este mês, para um jantar e harmonização de vinhos. A receção foi feita com um Vinho Só Verde, de 2021, dado a conhecer por quem o desenhou: Bruno Antunes, o escanção. É ainda no exterior do restaurante, com luz de dia, num final de tarde ameno, que provamos a primeira iguaria: Pizza fritta de salmone, spinacio e ricotta.
Recolhemos ao interior do restaurante, espaço com um ambiente acolhedor, que havíamos visitado no final de 2022, e passamos para um fresco Vinho Só Alvarinho 2021. Acompanhou uma Salada Caprese de mozzarella, pomodoro arrosto e pesto.
Passámos depois para o prato de peixe: Linguine con Ragú di baccalá. O Ragu é um molho à base de carne cozida, tradicionalmente utilizado no acompanhamento de massas na culinária italiana. Foi aqui servido, de forma surpreendente, com bacalhau. a par com este prato foi servido uma Vinha da Vidigueira Rosé de 2022.
Foi Teresa Dias, a produtora quem nos veio à mesa apresentar o VolteFace Reserva Tinto 2021. Um vinho do Alentejo, feito de forma muito tradicional, apresentado com um packaging sofisticado, que se destaca. O rótulo é uma máscara veneziana dourada. É composto por 80% de Alicante Bouschet, 15% do exuberante Petit Verdot e 5% do consensual Syrah. Sentimos o apelo a uma experiência mais ousada, ao continuar com este copo à mesa. Da cozinha chega-nos um bom complemento: Scaloppine di manzo al gorgonzola com polenta e zucchine.
Concluímos esta refeição com uma combinação que nos deixou ainda mais valiosos: um licor de ouro e prata a fazer parceria com a Mousse de pistachio com centro de pêssego.
Este foi um evento único, de harmonização entre a comida italiana e vinhos nacionais, em que se conseguiu dar equilíbrio aos pratos e fazer sobressair os seus sabores.
Aos nossos leitores, deixamos a sugestão de visita ao restaurante Tutti a Tavola, assim como à Wine Man, o espaço de Bruno Antunes dedicado aos vinhos, em Benfica.
Bruno Antunes é Escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Estoril, onde depois se tornou Formador. Trabalhou em restaurantes como o Tavares Rico, o Nobre, e em Hotéis como a Lapa Palace, Sheraton e Ritz Four Seasons.
Hoje em dia continua a apoiar restaurantes através das cartas de vinhos que sugere e abastece para os mais variados clientes. Na Wine Man vai encontrar um serviço personalidade, com serviço de entregas, de uma seleção de vinhos tinto, branco, rosé, espumantes e licorosos.
