
Da autoria do arquitecto José Fernandes Martins (1866-1945), a antiga fábrica de chocolate Avianense e a oficina anexa, localizadas em plena zona histórica, são dois exemplares ilustrativos da época modernista (art deco) em Viana do Castelo, atualmente classificados como património de interesse municipal, este antigo complexo ganha agora nova vida e novas funcionalidades.
No hotel, cada quarto vai ter um tema diferente, para o qual os responsáveis (a empresa Na Rota do Chocolate), esperam contar com alguns parceiros (um pouco à semelhança do Yeatman em Gaia), de forma a proporcionar a cada hóspede uma sensação de experiência únicas. Dos 18 quartos, cinco são suites duplex assotadas.
Nas zonas comuns e de acesso aos quartos, os elementos decorativos vão remontar para os países produtores de cacau. A carta do serviço de quartos vai ter como base o chocolate e o hotel vai também disponibilizar alguns tratamentos de beleza, como a chocoterapia, entre outros à base do chocolate.
Um elemento completamente inovador neste projeto, é o museu interativo (Centro de Interpretação do Chocolate), com cinco salas, onde será possível conhecer o ambiente natural de onde provém o cacau, que vai ocupar toda a cave do edifício, num total de 500m2, pelos quais vão estar divididos os cinco espaços distintos, “interligados e organizados em circuito, de forma a proporcionar ao visitante uma viagem pelo ciclo produtivo do cacau e uma incursão interativa no processo de transformação da pasta de cacau em produto final de chocolate, tal como o conhecemos”.
Completam ainda o projeto uma loja gourmet, onde vai ser possível adquirir alguns produtos especiais e únicos.
Texto de Elsa Furtado Fotos de Sara Santos