Home Teatro Teatro em Geral Um Plano Do Labirinto Para Ver Até 19 De Janeiro No Teatro...

Um Plano Do Labirinto Para Ver Até 19 De Janeiro No Teatro Carlos Alberto

O conto mitológico sobre a guerra no Ultramar, Um Plano do Labirinto, de Francisco Luís Parreira, com adaptação, direção e espaço cénico de João Garcia Miguel está em cena no Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, até ao dia 19 de janeiro.

A peça, que marca o arranque da temporada 2020, conta com interpretação de Sara Ribeiro, Paulo Mota e João Lagarto. Partindo da dramaturgia de Francisco Luís Parreira, Um Plano do Labirinto traz a cena a Guerra Colonial Portuguesa no Oriente e em África, conduzindo o público por esta viagem pelo passado português da “nossa” guerra no “Ultramar”.

No chão duro e frio estão dois homens cansados, no limiar da exaustão. Um era poeta, o outro ridículo. Conhecidos “apenas de vista”, sem que nenhum se recorde (propositadamente ou não) desse primeiro encontro. Estão separados por uma porta fechada à chave, sem a conseguirem abrir, porque se um a abre, o outro fecha-a. Mesmo assim contam memórias, fantasias, vaidades e mentiras, apesar de que aquilo que devia sair, fica escondido. Por isso mesmo, João Garcia Miguel diz que “há uma história por detrás da peça que nunca é contada”.

O texto sobre o desencontro e o encontro com a morte é, ainda, a história de um náufrago, poeta e herói trágico, que atravessa o rio Tejo para fugir de um amor de um continente perdido que nunca conheceu. Um “Super Camões” que dedica os seus poemas a uma mulher mulata, representada como uma deusa africana, uma mulher sagrada que é forçada a abandonar a sua casa para fugir à guerra do seu país e rumar à Europa. Mas uma pergunta premente surge “Quem nos pode ensinar a desaprender de viver e fugir de África?”.

A peça é para maiores de 12 anos e sobe ao palco à quarta-feira e sábado, às 19h00; à quinta e sexta-feira, às 21h00; e ao domingo, às 16h00, estando agendada uma conversa pós-espetáculo no dia 17 de janeiro.

O preço dos bilhetes é de 10 euros.

Depois da estreia no Porto, o espetáculo segue para o São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, de 23 de janeiro a 2 de fevereiro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version