Home A Decorrer Um Tesouro do Tamanho do Mundo em cena no Tivoli

Um Tesouro do Tamanho do Mundo em cena no Tivoli

Um Tesouro do Tamanho do MundoReportagem de Susana Sena Lopes (texto) e Tânia Fernandes (fotografia)
 

Quando se pensa que a Plano 6 não pode ir mais longe, que vai ser impossível superar a qualidade e o sucesso da última produção infantil, eis que a produtora nos apresenta Um Tesouro do Tamanho do Mundo, que vem confirmar o que há muito é um dado adquirido: a Plano 6 continua a surpreender e a mostrar que é possível trabalhar para o público infantil mantendo critérios de excelência a todos os níveis e proporcionando aos mais novos um espetáculo inesquecível, nunca descurando o cariz pedagógico.

Desta vez, numa co-produção com a associação Corações com Coroa, traz ao palco do Teatro Tivoli BBVA uma aventura pelos cinco continentes, onde o público vai aprender a respeitar os costumes e os hábitos dos diferentes povos e nações, a aceitar o que é diferente, a pensar na inclusão e em como é bom viajar e conhecer o nosso magnífico planeta.

A viagem começa quando Miguel e Matilde, dois primos muito destemidos descobrem dentro de um baú antigo o mapa de um tesouro e a carta de um tetra-tetra avô, pirata por opção. Incrédulos, não podiam imaginar que tinham mesmo ali, à mão de semear um passaporte para a maior aventura das suas vidas que os vai levar numa viagem pelos cinco continentes, com “sete mares para explorar e um tesouro para encontrar”, partindo à descoberta de novas culturas e suas tradições.

A partir daí desenrola-se um turbilhão de peripécias, entre perigos e alegrias, conquistas e tropelias, com os jovens a vestir a pele de verdadeiros piratas, acompanhados de outras personagens bastante divertidas – a prima Luisínha, sabichona e respostas sempre na ponta da língua, que arranjou forma de embarcar na viagem escondendo-se no convés, os dois marujos que tomam conta do leme, os representantes de cada povo vestidos com os trajes típicos que vão encontrando nos vários locais percorridos, da Holanda à Gronelândia,  Austrália, Nova Iorque, México, Brasil e Moçambique  –  neste último  Ana Rangel, autora do texto, não terá deixado ao acaso o facto da personagem que os aventureiros  encontram se chamar Catarina, uma jovem europeia a desenvolver  um  trabalho humanitário perto de Maputo, numa simpática alusão à Presidente da Corações com Coroa, Catarina Furtado.

1 / 14

No final, todos vão perceber que não há maior tesouro do que viajar, e que muito mais do que foram deixando pelo caminho foi o que trouxeram com eles.

A fantástica cenografia e adereços de Clívia Cohen, a par com as ilustrações de Sofia Dias criam o ambiente, os atores Alfredo Santos, Carolina Venâncio, Catarina Siqueira, Diana Castro, Dino, Fernanda Paulo, Francisco Rebelo de Andrade, João Ascenso, Lourenço Esteves, Luciana Ribeiro e Tiago Garrinhas, trazem um conjunto de interpretações e vozes magníficas a entoar músicas que nos ficam no ouvido, sob a direção musical irrepreensível de Dino e Nuno Pires. A Plano 6 conta em breve lançar o CD com as músicas da peça, para gáudio do público que sai da sala a trautear as melodias com vontade de as ouvir e voltar a ouvir.

Um Tesouro do Tamanho do Mundo pode ser visto no Teatro Tivoli BBVA até fevereiro, com sessões para as escolas durante a semana e ao sábado, às 16h00. Os bilhetes custam 10 euros.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version